Facebook muda nome da carteira digital Calibra para Novi
Segundo o Facebook, o Novi contará com um aplicativo para Android e iOS e será integrado às conversas de WhatsApp e Messenger
Segundo o Facebook, o Novi contará com um aplicativo para Android e iOS e será integrado às conversas de WhatsApp e Messenger
O Facebook decidiu mudar o nome da carteira digital que suportará a criptomoeda Libra. Antes conhecida como Calibra, a plataforma para enviar e receber dinheiro passou a ser chamada de Novi. Segundo a empresa, o objetivo é deixar claro para os usuários que o serviço será apenas um dos que suportarão a rede de pagamentos.
“Percebemos que o nome antigo era próximo demais ao nome da rede de pagamentos Libra”, afirmou o chefe do Novi, David Marcus, em seu perfil no Facebook. “Por isso, fizemos uma atualização para ter certeza de que há uma diferenciação e clareza”. A decisão acontece quase um ano após a apresentação do projeto da criptomoeda.
O desenvolvimento da carteira digital ficará a cargo da Novi Financial, subsidiária do Facebook que substitui a Calibra. Os usuários poderão acessar o Novi por meio de um aplicativo para Android e iOS, além de uma integração que permitirá enviar dinheiro para contatos no WhatsApp e no Messenger.
Para evitar a volatilidade do bitcoin, a rede de pagamentos usará as chamadas stablecoins, isto é, moedas digitais lastreadas a dólar, euro e libra esterlina, por exemplo. Elas terão o mesmo valor de suas correspondentes nacionais, mas usarão nomes como LibraUSD, LibraEUR e LibraGBP.
Os usuários também poderão realizar transações com a Libra, criptomoeda que terá valor equivalente a uma combinação das versões digitais dessas moedas nacionais. Assim como as moedas lastreadas em dólar, euro e libra esterlina, a Libra estará disponível tanto no aplicativo do Novi, quanto em outras carteiras digitais compatíveis.
O Novi exigirá um documento de identificação para permitir que usuários comecem a enviar dinheiro para seus amigos. O valor mantido na carteira digital também poderá ser usado para pagar empresas parceiras. Essa opção deverá ser oferecida por Spotify e Uber, que fazem parte da Associação Libra.
O Facebook não informou quanto cobrará por essas transações, mas garantiu que não haverá taxas escondidas para adicionar, enviar, sacar ou receber dinheiro no Novi. A empresa não revelou quando pretende lançar a plataforma e indicou apenas que ela será liberada assim que a rede de pagamentos da Libra estiver disponível.
Com informações: The Verge, TechCrunch.