Uber, PayPal e Mercado Pago apoiam criptomoeda Libra do Facebook
Facebook terá criptomoeda no WhatsApp e Messenger em 2020; Libra será gerenciada por associação que inclui Spotify, Visa e eBay
Facebook terá criptomoeda no WhatsApp e Messenger em 2020; Libra será gerenciada por associação que inclui Spotify, Visa e eBay
O Facebook anunciou nesta terça-feira (18) os primeiros detalhes oficiais sobre a criptomoeda Libra, que será usada em aplicativos como WhatsApp e Messenger em 2020. Para garantir maior privacidade e segurança, a rede social criou a subsidiária Calibra, que fará parte de uma associação com membros como Uber, Spotify, PayPal, Visa e Mastercard.
A Associação Libra é uma entidade com cerca de 30 membros de diversos setores, incluindo Mastercard, Visa, PayPal, Spotify, Uber, Mercado Pago, Coinbase, a ONG Women’s World Banking, além do próprio Facebook — através de uma nova subsidiária chamada Calibra.
A rede social decidiu criar uma subsidiária para tentar conquistar a confiança dos usuários em relação à privacidade. “A Calibra não dividirá informações de conta ou dados financeiros com o Facebook Inc. ou nenhum outro terceiro sem o consentimento do cliente”, diz a empresa, e “as informações de conta e os dados financeiros de clientes da Calibra não serão usados para aumentar a assertividade de anúncios na família de produto do Facebook”.
David Marcus, vice-presidente de blockchain do Facebook, explica ao TechCrunch que os ganhos da empresa serão indiretos: se a criptomoeda estimular as vendas de pequenas empresas, elas venderão mais dentro e fora do Facebook “e vão querer comprar mais anúncios na plataforma”.
Suponha que você acredite nessa promessa de privacidade do Facebook. E quanto à segurança? A empresa diz: “usaremos os mesmos processos de verificação e antifraudes que bancos e cartões de crédito utilizam, e teremos um sistema automatizado que irá detectar e prevenir comportamentos fraudulentos”. A Calibra dará suporte em tempo real caso o usuário tenha algum problema; e você será reembolsado se sofrer roubo devido a acesso não-autorizado.
A Associação Libra tem sede em Genebra, Suíça; o Facebook espera ter 100 membros antes do lançamento da criptomoeda, e está aberto a concorrentes como Google e Twitter. Estes são os participantes atuais:
Com informações: Facebook, TechCrunch.