Facebook testa paywall no Instant Articles
Jornais poderão limitar acesso e oferecer assinatura diretamente do Facebook
Jornais poderão limitar acesso e oferecer assinatura diretamente do Facebook
Você provavelmente não vai mais conseguir driblar o paywall de jornais e revistas pelo Instant Articles. Como esperado, o Facebook anunciou nesta quinta-feira (19) que vai oferecer assinatura dessas publicações direto de sua plataforma.
Assim, você consegue ler dez artigos por mês e, quanto atingir o limite, deverá fazer login ou completar a assinatura, como já acontece no site de jornais. O veículo também pode liberar artigos específicos somente para assinantes; alguns já fazem isso com suas colunas ou blogs.
Ao clicar em assinar, o leitor será redirecionado para o site da publicação e fará o cadastro por lá. O Facebook esclarece que o jornal fica com 100% da receita proveniente dessas assinaturas, assim como o controle sobre preços, ofertas e processos de pagamento.
Essa novidade faz parte do Projeto Facebook para Jornalismo, que visa integrar melhor jornais e revistas à rede social. No futuro, o Facebook também vai oferecer a assinatura antes dos leitores atingirem o paywall. Por exemplo, com call-to-action (CTA) nos Instant Articles e um botão de Assinar no lugar do de Curtir, que fica no canto superior direito do artigo.
Inicialmente, as assinaturas no Instant Articles serão disponibilizadas para um pequeno grupo de jornais nos Estados Unidos e Europa, como The Economist, The Telegraph, The Washington Post e outros.