Facebook torna mais fácil apagar posts antigos do seu perfil

É possível escolher qual publicação do Facebook será arquivada ou apagada, filtrando por data, pessoas marcadas e posts por apps

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 10 meses
Facebook em um Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O Facebook anunciou nesta terça-feira (2) uma ferramenta chamada de Gerenciar Atividade e que oferece maior controle sobre posts antigos. A ideia é que o usuário escolha com mais facilidade postagens que não deseja que continuem públicas, mas que ainda quer que continuem armazenadas dentro de seu perfil na rede social.

O gerenciamento é feito dentro do próprio perfil do usuário, que passa a exibir o novo botão. Dentro da interface é possível escolher a publicação por data, selecionar quem ela envolve (se existem pessoas marcadas) e a qual categoria pertence. Este último filtro pode exibir check-ins, textos, fotos, vídeos ou publicações que foram feitas na timeline a partir de outro dispositivo.

Existem duas ações possíveis para o conteúdo selecionado: arquivar ou lixeira. O arquivar torna a publicação invisível para qualquer usuário do Facebook, mantendo apenas para o perfil que postou. Já a lixeira faz a mesma coisa, só que com tempo máximo de 30 dias para apagar por completo a postagem. Funciona exatamente como a lixeira do Gmail, que apaga automaticamente a mensagem e também permite restaurar o conteúdo manualmente antes do tempo limite.

Inicialmente o Facebook diz que o botão aparecerá para quem acessa a rede social a partir do aplicativo que existe para Android e iOS, com lançamento posterior para a versão web do site de Mark Zuckerberg e até mesmo para o Facebook Lite do Android. Mesmo para quem usa os apps convencionais, a novidade será entregue durante os próximos dias e em forma de ondas, da mesma forma como o Google faz com a maioria dos seus lançamentos.

Com informações: Facebook.

Relacionados

Escrito por

André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Temas populares