Sistema operacional Google Fuchsia agora pode ser emulado no Linux
Desenvolvedores do dahliaOS criaram projeto que emula sistema operacional Fuchsia em computadores com Linux
Desenvolvedores do dahliaOS criaram projeto que emula sistema operacional Fuchsia em computadores com Linux
O Fuchsia, novo sistema operacional do Google, foi lançado oficialmente nesta semana, mas ainda não pode ser testado facilmente. Por enquanto, a novidade roda apenas no Google Nest Hub de primeira geração. A boa notícia é que um grupo de desenvolvedores criou o FImage, um emulador que permite que o Fuchsia seja testado em um computador com Linux.
É preciso que esse computador atenda aos requisitos mínimos. O FImage (ou Portable Fuchsia Emulator) exige um PC com pelo menos 8 GB de RAM, processador Intel produzido a partir de 2010 para máquinas com placa de vídeo dedicada e sistema operacional Linux atual (de preferência, o Ubuntu 20.04 ou superior). Se a máquina não tiver GPU dedicada, é necessário contar com um chip Intel de quarta geração ou superior.
O projeto está sendo conduzido pelos desenvolvedores do dahliaOS, sistema operacional que visa unir as melhores características do ecossistema do Linux com os recursos do Fuchsia.
Neste ponto, vale destacar que o Fuchsia OS é um projeto de código-fonte aberto, portanto, você pode baixá-lo, compilá-lo com os devidos ajustes para rodá-lo em determinado computador e, se quiser, liberar o resultado desse trabalho para outros interessados.
É isso o que os desenvolvedores do dahliaOS fizeram. O FImage reúne os recursos necessários para que o usuário possa conhecer o Fuchsia. É verdade que não basta simplesmente baixar o pacote e executá-lo. O procedimento de instalação requer alguns comandos de texto — as orientações estão disponíveis na documentação do FImage.
Se tudo der certo, o Fuchsia vai ser emulado com uma interface gráfica simples, mas que dá uma noção daquilo que o sistema operacional do Google poderá fazer.
Uma noção não muito clara, talvez, pois o código-fonte do Fuchsia OS disponível publicamente pode não conter os aprimoramentos mais recentes do sistema operacional.
De todo modo, o Portable Fuchsia Emulator não deixa de ser uma iniciativa interessante, pelo menos até que o projeto avance e o Google libere uma versão minimamente usável do sistema operacional.
O FImage pode ser baixado a partir do GitHub.
Com informações: 9to5Google.