Chrome OS terá suporte oficial a programas de Linux, incluindo Microsoft Edge
Versão final do Chrome OS 91 terá suporte a aplicativos para Linux; até então, essa integração era um recurso beta na plataforma
Versão final do Chrome OS 91 terá suporte a aplicativos para Linux; até então, essa integração era um recurso beta na plataforma
O Google I/O 2021 trouxe novidades para usuários de Chromebooks. No evento, desenvolvedores do Chrome OS revelaram que o sistema operacional poderá rodar aplicativos desenvolvidos originalmente para Linux. Com isso, até o Microsoft Edge poderá ser executado na plataforma.
Não que o assunto seja novidade. A compatibilidade do Chrome OS com aplicativos para Linux foi anunciada no Google I/O 2018. Algumas semanas depois, o recurso foi disponibilizado publicamente, mas como beta. Na edição deste ano do evento, o Google informou que essa integração finalmente chegará à versão final do sistema.
De modo oficial, o suporte a aplicativos de Linux será realidade a partir do Chrome OS 91, previsto para ser liberado na primeira semana de junho.
Para isso ser possível, o Google adicionou recursos para proporcionar estabilidade aos aplicativos no Chrome OS e garantir atualizações mais rápidas, por exemplo. O suporte a USB e a aceleração por hardware (GPU) também fazem parte dos atributos que permitirão que Chromebooks rodem apps para Linux.
Além do Microsoft Edge citado como exemplo — é um tanto surpreendente navegadores de terceiros rodarem em um dispositivo que leva a marca Chrome —, o usuário poderá instalar praticamente qualquer aplicativo para Linux no Chrome OS.
Porém, a prioridade do Google é atender a desenvolvedores que gostariam de executar ambientes de desenvolvimento (IDEs) e ferramentas relacionadas em um Chromebook.
Vale destacar que o suporte a aplicativos para Linux não virá ativado por padrão e funcionará apenas em determinados Chromebooks.
É possível saber mais sobre o assunto na página sobre integração do Chrome OS com Linux.
Com o suporte a aplicativos para Linux, o Google atenua uma das principais limitações do Chrome OS: o número reduzido de softwares disponíveis para a plataforma.
Mas o Linux, por si só, não resolve o problema. Por isso, a companhia também anunciou que Chromebooks com suporte a apps para Android terão esse sistema atualizado do Android 9 Pie para o Android 11.
A atualização fará o Android ser executado em uma máquina virtual que, além de aumentar o desempenho dos aplicativos, trará mais segurança a eles e garantirá updates mais rápidos.
Com informações: XDA Developers, Android Central.