Como baixar e configurar o BlueStacks [Emulador de Android]
Trazendo o smartphone para o PC; saiba como baixar e configurar o BlueStacks e veja as possibilidades de uso do app
Jogos mobile com a restrição do tamanho da tela do smartphone pode ser um pouco inconveniente. Veja na matéria, como baixar e configurar o BlueStacks e entenda as possibilidades possíveis com o programa que emula o Android dentro dos PCs. O uso mais comum do BlueStacks é para conseguir jogar mobile games em seu computador pessoal.
O que é o Bluestacks?
BlueStacks é um programa que funciona como emulador das principais ferramentas mobile do Google dentro do Windows. A diferença entre ele e outros softwares, com mesma função, está no fato de que a maior parte das configurações já vem prontas.
O programa já está em sua quinta versão, o BlueStacks 5, e vem prometendo muitas melhorias, principalmente, na questão de velocidade e exigir menos do processador do PC. Essa era uma constante reclamação dos usuários nas versões anteriores, que sofriam com “lags” e muita demora para resposta em seus jogos.
Fiz o teste com o Call of Duty: Mobile que é um game razoavelmente pesado para a maioria dos smartphones, mesmo com algumas dificuldades, no geral o fps ficou oscilando entre 50 e 60, o limite que o BlueStacks oferece.
Meu notebook já está bastante ultrapassado e funcionou bem. No passado, havia utilizado a versão anterior e encontrava diversos problemas de jogabilidade, então, a nova versão está cumprindo o que promete.
Requisitos para rodar o BlueStacks
Antes de instalar ou atualizar para o BlueStacks 5, é importante ter certeza de que o PC atende aos requisitos mínimos para executar o emulador.
Requisitos mínimos
- SO: Windows 7 da Microsoft ou superior;
- Processador: Intel ou AMD;
- RAM: Pelo menos 2GB de RAM;
- HDD: 5GB de espaço livre em disco;
- Ser administrador no PC;
- Drivers gráficos atualizados pela Microsoft ou pelo fornecedor do chipset.
Requisitos recomendados
- SO: Windows 10 da Microsoft;
- Processador: Intel ou AMD multi-núcleos com pontuação single-thread superior a 1000 no PassMark;
- Placa de vídeo: Controlador dedicado ou integrado Intel/Nvidia/ATI com pontuação igual ou superior a 750 no PassMark;
- RAM: 8GB ou superior;
- HDD: SSD (ou drives fundidos/híbridos);
- Internet: Conexão banda larga para acesso a jogos, contas e conteúdos relacionados;
Como baixar o programa
É simples instalar o BlueStacks, sendo necessário somente baixar o arquivo de instalação, já que o software facilita a o processo, incluindo o download dos arquivos necessários e da própria instalação do emulador no PC.
- Acesse o site oficial e baixe o instalador do BlueStacks 5;
- Execute o instalador e siga as instruções;
- Por fim, o BlueStacks 5 será iniciado automaticamente e o usuário é direcionado automaticamente para a página inicial do programa.
Importante, o processo de instalação é automático, mas existe a liberdade de escolher o diretório de instalação clicando no botão “Personalizar” logo abaixo do campo de texto do instalador.
Lembre-se de que cada aplicativo ou jogo que seja instalado no BlueStacks será armazenado no diretório raiz, então verifique se há espaço suficiente no PC.
Como configurar o BlueStacks
Conta Google
Depois de instalar o BlueStacks 5, ainda há uma etapa que precisa ser cumprida antes de jogar: vincular a conta Google. Isso é necessário para ter acesso Play Store, onde são feitos os downloads da maioria de app e jogos.
Nesta tela de texto, basta inserir seu usuário e senha do Google para começar a instalar os jogos no BlueStacks. Caso não apareça a tela inicial do Google após a instalação do BlueStacks, poderá adicionar a conta através do menu de configurações Android na tela inicial, no submenu de “Contas”.
Teclado e Joystick
Além das configurações para uso, também podem ser necessárias configurações específicas para cada jogo, como atalhos, botões e teclas.
Basta clicar sobre o ícone do teclado na barra lateral direita. Na versão do BlueStack 5 ainda não está disponível, porém na versão anterior pode ser configurado tranquilamente. Lembrando que o emulador é uma adaptação, não deve ser comparado com o uso no smartphone.
Com informações: BlueStack.