Game Boy Advance SP feito de Lego é mais uma invenção diferentona
Criador usou diversas peças para montar toda a carcaça do portátil da Nintendo; console original foi sucesso de vendas desde o seu lançamento em 2001
Criador usou diversas peças para montar toda a carcaça do portátil da Nintendo; console original foi sucesso de vendas desde o seu lançamento em 2001
A comunidade retrogamer ataca novamente! Um youtuber chamado Retro Stash Repairs divulgou um vídeo no qual mostra seu estiloso Game Boy Advance SP. A sacada aqui é que o console portátil tem como carcaça um monte de peças de Lego. O melhor de tudo é que ele é completamente funcional, usando uma bateria interna e aceitando os cartuchos do sistema como qualquer outro de sua linha.
Modificar consoles não é algo inédito dentro da comunidade de fãs de jogos antigos. O PlayStation 2 viu um mod ainda menor do que a versão Slim em janeiro de 2023, por exemplo.
Entretanto, essa versão do GBA SP feita com Lego é algo que chama bastante a atenção. Além de trazer uma cara bastante única ao portátil da Nintendo, é importante ressaltar que toda a carcaça foi feita com as peças coloridas. Ou seja, o usuário não cobriu o console com os pequenos pedaços de plástico e chamou de modificação.
Do sistema original, apenas alguns componentes como a placa mãe, tela e botões foram reutilizados. No mais, o autor teve um trabalhão para cortar cada pecinha com uma serra para ficar do tamanho certo. Por fim, ele colou tudo com super cola e deu toques finais no acabamento.
O Game Boy Advance SP com peças de Lego ficou um tanto quanto “cheinho”, mas funciona perfeitamente a partir de seus cartuchos e bateria interna. Isso é ainda mais impressionante se pensarmos que o portátil é considerado por muitos retrogamers como algo trabalhoso na hora de desmontar e mexer nas suas partes.
O vídeo abaixo mostra todo o processo de criação:
O Game Boy Advance foi lançado em 21 de março de 2001. Ele foi o sucessor direto de uma das maiores revoluções dos videogames: o Game Boy. Além de trazer um processador ARM de 32 bit, o portátil garante 32 mil cores na tela, algo muito acima das 56 opções que seu antecessor conseguia oferecer.
Sua biblioteca de jogos tem verdadeiras pérolas como a série Golden Sun para quem gosta de RPG e vários títulos da franquia Castlevania, ainda hoje considerados de alto escalão. Devido ao seu poderio, diversos ports de Super Nintendo chegaram para o console, como Super Mario World e Final Fantasy VI.
Em 2004, o Game Boy Advance SP chegou às lojas, trazendo uma tela mais brilhante e um design que fechava. Algo muito antes do Samsung Galaxy Z Flip dar as caras, por exemplo. Em 2005, a versão Micro finalizou os modelos do portátil.
Ao todo, o GBA vendeu 81,51 milhões de unidades em sua vida útil, segundo a Nintendo. Em 2023, jogos tanto do Game Boy, Color e Game Boy Advance chegaram ao serviço online do Switch.
Com informações: Nintendo Life.