O Google liberou a última revisão da versão beta do Android P, que deve ser lançado ao público em agosto deste ano. Nesta última iteração de testes do sistema operacional móvel, há melhorias no sistema e a eliminação de diversos bugs relatados pelos desenvolvedores.
O Android P, ainda sem nome oficial e espero que seja Android Paçoca, acaba de receber a última revisão do Google antes do lançamento oficial da versão estável para os fabricantes e para dispositivos da linha Pixel. Como é de se esperar de um último beta, problemas relatados por quem testou o Android P foram solucionados e a estabilidade já está em níveis aceitáveis.
Nesta versão do sistema operacional o Google deu um tapa no visual e removeu os botões tradicionais do Android, que ficam na parte inferior da tela. Agora baseado em gestos, a interface lembra um misto do iOS que roda no iPhone X e do extinto webOS que existiu em alguns Palms.
A novidade do momento é uma tela onde ficam informações de tempo gasto com o smartphone, novo modo não perturbe e uma nova opção para te ajudar a pegar no sono mesmo quando você quer ver os últimos stories do Instagram – ou do Snapchat.
Assim como em qualquer lançamento de Android, fica a questão de um milhão de dólares: quando meu dispositivo receberá a novidade? A versão de testes funciona no Essential Phone, primeira e segunda gerações do Pixel, Nokia 7 Plus, OnePlus 6, Oppo R15 Pro, Xperia XZ2, Vivo X21UD e X21 e Xiaomi Mi Mix 2S.
A versão final chega sempre primeiro nos dispositivos do próprio Google, ou seja, se você tem um Pixel de qualquer geração, será o primeiro a receber. Todos os flagships lançados em 2018 certamente receberão, junto de alguns do ano passado. A lista inclui nomes como:
- Essential Phone
- LG G6
- LG G7
- LG V30
- LG V35
- Moto Z2 Play
- Moto Z2 Force
- Moto G6
- Moto G6 Play
- Moto G6 Plus
- Galaxy A5 2017
- Galaxy A3 2017
- Galaxy S8
- Galaxy S8 Plus
- Galaxy Note 8
- Galaxy S9
- Galaxy S9 Plus
- Xperia XZ Premium
- Xperia XZ
- Xperia XZ2
- Xperia XZ2 Compact
- Zenfone 5
- Zenfone 5z
A lista deve crescer até o lançamento da versão estável do Android P e o tempo para que o update seja enviado para o seu smartphone depende de algumas etapas, como a adaptação de drivers e apps que a fabricante criou para cada modelo e a adequação da ROM da operadora (se seu celular foi comprado em operadora).
Com informações: Android.