Internet Explorer ainda existe (e tem nova atualização de emergência)

Uma brecha no Internet Explorer permite que invasores obtenham permissão de administrador

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Microsoft deixou o Internet Explorer um pouco de lado nos últimos anos para se concentrar no Edge, o seu novo navegador. Acontece que o IE ainda é usado por muita gente e precisa, ao menos, receber atualizações de segurança.

A mais recente foi liberada após um time de segurança do Google, o Threat Analysis Group, encontrar uma vulnerabilidade e informar a Microsoft. A brecha estava na forma como motor de scripts do Internet Explorer manipulava objetos na memória.

Com a falha identificada como CVE-2018-8653, o IE permitia que terceiros corrompessem a memória e, então, executassem códigos a partir da permissão concedida para quem realmente estava usando o navegador.

“Um invasor que explorou a vulnerabilidade com êxito poderia obter as mesmas permissões do usuário atual”, explica a Microsoft. “Se o usuário está conectado com direitos de administrador, um invasor que explorasse a vulnerabilidade poderia assumir o controle de um sistema afetado”.

Graças ao erro, invasores conseguiam instalar programas e criar contas com permissões máximas, além de visualizar, alterar e apagar dados. A vulnerabilidade era explorada tanto por sites legítimos que eram vítimas de um código malicioso, quanto por sites criados especialmente para violar o sistema.

A atualização oferecida pela Microsoft corrige as brechas do Internet Explorer 9, 10 e 11, utilizados no Windows 10, Windows 8.1, Windows 7 SP1, Windows Server 2012 ou Windows Server 2008.

Com informações: BleepingComputer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados