iPadOS 14: separando ainda mais o iPad da interface do iPhone
O iPadOS 14 aumenta as funções do Apple Pencil e tira ainda mais a sensação de ter um iPhonão com a interface para os tablets
O iPadOS 14 aumenta as funções do Apple Pencil e tira ainda mais a sensação de ter um iPhonão com a interface para os tablets
A Apple aproveitou o começo da tarde desta segunda-feira (22) para anunciar o iPadOS 14 durante a WWDC, evento para desenvolvedores que aconteceu de forma online neste ano. A principal mudança está em uma interface mais próxima do macOS e na possibilidade de escolher qual é o app de e-mail e navegador padrão do sistema.
O iPadOS ainda está engatinhando, mas continua ganhando recursos que separam de sua origem: uma interface de iPhonão. Nesta segundo pacote de atualização desde a separação do iOS, o iPadOS 14 ganha mais recursos específicos, como uma barra de buscas universal que não bloqueia a visão do que está atrás dela – exatamente como acontece com o macOS, com o Spotlight.
Os mesmos widgets que chegam para o iOS 14 estão aqui, mas outra alteração exclusiva do iPad é a presença de uma coluna lateral para o app Fotos, que também é basicamente a mesma que está no macOS. O mesmo acontece no app Notas, Calendário, Música e no Arquivos. As chamadas de telefone que chegam no tablet também ganham um visual parecido com o Mac, já que elas não serão exibidas na tela inteira; agora ficam em uma notificação como outra qualquer.
Uma grande parte da apresentação deu detalhes sobre o que pode ser feito com o Pencil, que no iPadOS 14 pode ser utilizado para escrever em qualquer caixa de texto. Com nome de Scribble, a ferramenta converte o manuscrito em texto – quero ver identificar meus garranchos. Além de transformar escrita cursiva em texto, o app Notas permite selecionar e copiar o manuscrito que não foi convertido para texto. O reconhecimento entende que um número escrito pode ser de telefone, ou que um endereço pode ser pesquisado no Mapas.
Por fim e bem importante, a Apple deixou um quadradinho bem pequeno no pacote de novidades que não foram apresentada e ele diz que a partir do iPadOS 14 o usuário poderá escolher qual é o aplicativo padrão para e-mail e até navegador.
Este é o último dos pontos que aproximam o iPad de um Mac, já que essa alteração é possível em praticamente qualquer sistema operacional para computadores, inclusive o macOS.
A Apple diz que o novo sistema operacional para tablets será lançado para os seguintes aparelhos:
Para desenvolvedores, o iPadOS 14 já pode ser baixado dentro do site da Apple. A primeira fase de testes abertos ao público começa já no mês que vem, mas a Apple ainda não forneceu a data concreta.
Leia | Quais modelos de iPad são compatíveis com o iPadOS 15?