iPhone XS e iPhone XS Max têm tela OLED, novo A12 Bionic e até 512 GB
iPhone XS é parecido com o iPhone X original da Apple, porém é mais rápido; enquanto o iPhone XS Max traz tela OLED maior
iPhone XS é parecido com o iPhone X original da Apple, porém é mais rápido; enquanto o iPhone XS Max traz tela OLED maior
A Apple acaba de anunciar dois novos celulares. O iPhone XS (lê-se “dez esse”) é parecido com o iPhone X original, porém conta com um processador mais rápido; enquanto o iPhone XS Max (“dez esse max”) traz uma tela OLED maior. No evento, também foi lançado o Apple Watch Series 4 e o iPhone XR.
O iPhone XS possui uma Super Retina Display de 5,8 polegadas, assim como o iPhone X original. A resolução de 2436 x 1125 garante uma densidade de pixels de 458 ppi. Ela tem suporte a HDR nos padrões Dolby Vision e HDR10, além de gama dinâmica 60% maior.
Apesar da tela maior, ele é fisicamente menor que o iPhone 8 Plus:
Por sua vez, o iPhone XS Max conta com uma tela de 6,5 polegadas. A densidade de pixels é a mesma, de 458 ppi, com resolução 2688 x 1242. Ela também possui taxa de resposta ao toque de 120 Hz, 3D Touch e True Tone. A Apple também promete aqui o vidro mais durável em um smartphone.
Ele possui dimensões semelhantes ao iPhone 8 Plus:
Graças à tela maior, apps podem aproveitar o espaço adicional exibindo mais informações no iOS 12:
Ambos contam com o sistema-em-um-chip A12 Bionic. É o primeiro processador de 7 nanômetros disponível no mercado (foi mal, Huawei) com 6,9 bilhões de transistores.
São seis núcleos: 2 deles servem para tarefas de alto desempenho, e são 15% mais rápidos que no iPhone X; enquanto os outros 4 são usados em processamento menos exigente. Todos os núcleos podem rodar ao mesmo tempo.
O chip gráfico, por sua vez, tem quatro núcleos e ficou 50% mais rápido se comparado ao A11 Bionic da geração anterior. Além disso, a Neural Engine de oito núcleos processa 5 trilhões de operações por segundo para aplicações em inteligência artificial.
A Apple promete que o Face ID ficou mais rápido em detectar seu rosto e desbloquear o iPhone graças a novos algoritmos e um Secure Enclave mais veloz.
A câmera traseira é dupla, com sensores de 12 megapixels. O sensor principal tem pixels de 1,4 micrômetros e lente de abertura f/1,8, enquanto o sensor secundário para zoom óptico 2x tem lente f/2,4. Ambos possuem estabilização óptica de imagem.
Ela vem com um novo recurso chamado Smart HDR. Se você tirar uma foto enquanto a pessoa está se movendo, o processador A12 captura quatro imagens (com o obturador zero lag) incluindo uma exposição mais longa para obter detalhes de sombra.
Além disso, o modo retrato ganhou um controle deslizante para ajustar a profundidade de campo, simulando diferentes aberturas de lente. É algo que vimos em outros smartphones, e que chegou aos iPhones. Ah, o iPhone XS e XS Max conseguem gravar vídeos com som estéreo.
Enquanto isso, a câmera frontal de 7 MP f/2,2 para selfies acompanha todo o sistema para o Face ID.
O iPhone XS e XS Max vêm em opções de até 512 GB. Ambos contam com proteção IP68 contra água e poeira, aguentando até 30 minutos submersos em dois metros de líquido — incluindo água salgada, cerveja e vinho. E os alto-falantes fornecem um som estéreo mais amplo.
A bateria do iPhone XS dura 30 minutos a mais que no iPhone X original. Enquanto isso, o iPhone XS Max dura até 90 minutos a mais. Ambos contam com carregamento wireless. Eles virão nas cores dourado, prata e cinza espacial, todos com acabamento em aço inoxidável e traseira de vidro.
Além disso, os dois modelos serão dual-chip: um deles é o eSIM integrado, e o outro é um chip físico tradicional. É um sistema que a Apple chama de DSDS, ou dual SIM dual standby. (Na China, o modelo Max terá dois chips físicos.)
O iPhone XS será lançado nas seguintes versões:
Enquanto isso, o iPhone XS Max virá nestas opções:
O iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 8 e iPhone 8 Plus continuarão a ser vendidos a partir de US$ 449.
A pré-venda nos EUA começa nesta sexta-feira (14), com envio em 21 de setembro. No dia 28, mais países serão contemplados; no entanto, o Brasil ainda não está na lista.
Os novos aparelhos virão com iOS 12 pré-instalado. Os iPhones e iPads compatíveis vão receber a atualização em 17 de setembro.
Leia | O que faz o Smart HDR das câmeras do iPhone? Saiba as diferenças entre as versões