KDE Connect integra Android ao Windows para enviar arquivos e muito mais
Antes disponível somente para Linux, KDE Connect agora conecta Android ao Windows e Mac para uma série de funções
Antes disponível somente para Linux, KDE Connect agora conecta Android ao Windows e Mac para uma série de funções
Você precisa transferir arquivos do seu celular para o computador com frequência? O KDE Connect pode ser uma boa solução para isso. A ferramenta, que até então permitia conectar um dispositivo Android apenas a um PC com Linux, agora também funciona com Windows (e macOS), embora em beta.
Transferir arquivos é uma das possibilidades. O KDE Connect também pode ser usado para compartilhar a área de transferência, sincronizar notificações, usar a tela do celular como touchpad na área de trabalho, fazer do smartphone um controle remoto de mídia, executar comandos remotamente, localizar o telefone, entre outros.
É essa amplitude de funções que torna o KDE Connect tão ou mais interessante que o Microsoft Seu Telefone, por exemplo, que também tem o propósito de vincular o celular ao computador.
O primeiro passo consiste em instalar o aplicativo, obviamente, tanto no Android quanto no Windows. Depois, basta abrir o KDE Connect em ambos os equipamentos. Se eles estiverem na mesma rede Wi-Fi, um aparecerá na lista de dispositivos do outro imediatamente.
Em qualquer um deles, escolha o dispositivo listado e solicite o emparelhamento. A partir daí, é só escolher a ação desejada. Note que a lista de funcionalidades possíveis aparece em ambos os dispositivos.
Na imagem abaixo, o celular está sendo usado para controlar o Spotify em um PC com Windows 10.
Usar o celular como um touchpad (opção “Introdução de dados remota”), outro dos recursos existentes, causa estranheza no início, mas esse modo é realmente funcional e pode ser útil em algumas circunstâncias (quando seu mouse quebra, por exemplo).
Pode haver pequenas inconsistências, por outro lado. Por exemplo: a transferência de arquivos do PC para o smartphone não funciona enquanto você não definir uma pasta de destino neste último, mas não há nenhum aviso de que a operação não pode ser realizada antes de essa configuração ser feita. Mas, uma vez que a pasta é definida, tudo funciona bem.
Você pode ter notado que, tanto no PC quanto no celular, a interface do KDE Connect é bastante simples. Por outro lado, a ferramenta cumpre o que promete e, o melhor de tudo, é gratuita.
Vale destacar que o aplicativo também funciona no Mac, mas apenas para conectar um dispositivo Android a este. Não há versão para iPhone.
Você encontra os links para baixar o KDE Connect no site oficial. Por ali também é possível obter o código-fonte e, se você quiser apoiar a ferramenta, fazer doações em dinheiro para o projeto.