LG libera Apple AirPlay 2 e HomeKit em TVs de 2019

TVs OLED, NanoCell e UHD lançadas a partir de 2019 podem receber as tecnologias da Apple

André Fogaça
• Atualizado há 3 anos
TV LG com AirPlay 2 (Imagem: divulgação/LG)

Os resultados da parceria entre Apple e LG para o AirPlay 2 e HomeKit levaram mais tempo do que o esperado para darem sinais de vida, mas isso começa a mudar a partir de hoje (24). A empresa coreana afirmou que todos os modelos de TV com inteligência artificial e que foram lançados a partir de 2019 receberão suporte para ambas as tecnologias.

Ela pode não ser a mais presente com o aplicativo de TV do iTunes (a Samsung já mostrou isso em diversos modelos e parece ser parceria exclusiva), mas a LG garante que é a primeira fabricante a integrar o pacote do HomeKit, que é o responsável pelo controle de dispositivos conectados de casas inteligentes.

A parte mais interessante para quem tem um iOS ou macOS por perto de TVs da LG, é que com o HomeKit a TV pode ser controlada pela Siri, com comandos para recursos como volume e até a seleção de entrada que envia sinal – como trocar do canal de TV para um HDMI.

Além de poder controlar produtos de Internet das Coisas, a integração do AirPlay 2 pode ser uma solução para a ausência do app de TV da Apple em telas da LG, já que o protocolo de transmissão permite enviar conteúdo de um iPhone, iPad ou Mac para a tela da TV, além de espelhar o que acontece no display destes gadgets em um monitor maior e que costuma ficar na parede.

A novidade chegará para aparelhos de TV de 2019 da LG via atualização de firmware em modelos que utilizam tecnologia OLED, NanoCell e UHD (4K) que utilizam o ThinQ. A atualização acontece em 140 países onde a empresa atua – o Brasil está na lista.

Com informações: LG.

Relacionados

Escrito por

André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.