O que é AirPlay ?

Pelo AirPlay, você compartilha mídias com a Apple TV, caixas de som e também com as principais Smart TVs

Melissa Cruz Cossetti
Por

O AirPlay é um recurso de compartilhamento de conteúdo wireless que permite ver na Apple TV ou em smart TVs compatíveis tudo o que estiver na tela do iPhone, iPad ou Mac. O protocolo lançado pela Apple em setembro de 2010 oferece uma experiência diferenciada ao usuário. Entenda como funciona o AirPlay.

Imagem tv com AirPlay Apple
AirPlay (Imagem: Reprodução/ Apple)

É importante informar que o Airplay é uma via direta de compartilhamento de display e conteúdo para a Apple TV ou TVs, nunca o inverso (ou do iPhone para o Macbook e o iMac ou para a tela do iPad, por exemplo). Transmita vídeo, compartilhe fotos ou a tela do seu aparelho.

AirPlay 1

O AirPlay 1 permite transmitir áudio de um dispositivo Apple para um alto-falante compatível. Você também pode usar o AirPlay para transmitir vídeos e espelhar a tela de um dispositivo iOS ou Mac na Apple TV. Não há conexão entre iOS e macOS.

AirPlay 2  

O AirPlay 2 é a evolução do AirPlay 1, lançada em 2017 permite tocar músicas em alto-falantes e usar a Siri para controlar onde cada uma é reproduzida. Para usar o AirPlay 2, é preciso atualizar seus dispositivos para a versão mais recente do software e adicionar os seus alto-falantes compatíveis com AirPlay 2 ao app Casa (Home) no dispositivo iOS.

Padrão proprietário da Apple, o sistema atualizado permite também que smart TVs compatíveis abram vídeos, fotos, músicas e podcasts que estão armazenados em seu dispositivo Apple (a partir do iOS 11.4) na tela da televisão (seja com Apple TV ou não).

O que você pode fazer?

  • Transmitir vídeo do iPhone, iPad ou iPod touch para a Apple TV ou TVs compatíveis
  • Transmitir vídeo do Mac para a Apple TV ou TVs compatíveis
  • Espelhar o iPhone, iPad ou iPod touch para a Apple TV ou TVs compatíveis
  • Espelhar ou estender a tela do Mac para a Apple TV ou TVs compatíveis

Dispositivos que podem ser usados para transmitir

  • iPhone, iPad ou iPod touch *com iOS 11.4 ou versões posteriores
  • Apple TV 4K ou Apple TV (4ª geração) *com tvOS 11.4 ou versões posteriores
  • HomePod *com iOS 11.4 ou versões posteriores
  • Mac ou PC *com iTunes 12.8 ou posterior

*necessário para a versão AirPlay 2. Para a versão AirPlay 1, sem Siri, basta o aparelho.

Dispositivos que podem receber a transmissão

  • Apple TV 4K ou Apple TV (4ª geração) *com tvOS 11.4 ou versões posteriores
  • HomePod *com iOS 11.4 ou versões posteriores
  • Os alto-falantes conectados à porta de saída de áudio no AirPort Express 802.11n (2ª geração) com a atualização de firmware mais recente;
  • Alto falantes com a identificação “Works with Apple AirPlay” (Compatível com AirPlay da Apple) na embalagem;

TVs e caixas de som compatíveis

As principais marcas de TVs, como Sony, Samsung e LG são compatíveis com o protocolo. O site da Apple tem uma área com a lista todos os modelos de TVs compatíveis com Airplay.

Para conferir quais modelos de caixas de som são disponíveis, você pode acessar à área referente aos dispositivos de áudio compatíveis com AirPlay.

Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados

Relacionados