Amazon quer emplacar padrão aberto para concorrer com Chromecast e AirPlay

Echo Show 15, Fire TV, Prime Video e mais apps vão aderir à transmissão de vídeo do Matter, protocolo aberto para itens de casa inteligente

Giovanni Santa Rosa
Por
Interface do Fire TV Stick 4K (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Fire TV deve receber a transmissão de vídeo pelo Matter ainda este ano (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

A Amazon anunciou que o Prime Video e os aparelhos da marca terão suporte à transmissão de vídeo pelo Matter, padrão comum para itens de casa inteligente. A empresa é a primeira a aderir a este protocolo, que pode funcionar como uma alternativa ao Chromecast e ao AirPlay da Apple.

Segundo a Amazon, o suporte à transmissão pelo Matter será disponibilizado primeiro para o Echo Show 15. O aparelho é uma tela inteligente de 15 polegadas e funciona também como uma Fire TV. O padrão deve chegar às Fire TVs propriamente ditas posteriormente.

Com relação ao Prime Video, basta abrir o app no celular ou tablet, tocar no botão de transmitir e conferir se os aparelhos da Amazon aparecem na lista, onde já aparece dispositivos com suporte a Chromecast e AirPlay. Outros aplicativos devem ganhar suporte à transmissão do Matter ainda este ano, como Plex, Pluto TV, Sling TV e Starz.

Amazon Echo Show 15 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Echo Show 15 será o primeiro aparelho a receber novo padrão (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

O recurso de transmissão de vídeo do padrão Matter é um protocolo aberto, que não precisa de hardware específico. Basta que os desenvolvedores de aplicativos e as fabricantes de TVs, telas inteligentes, dongles e outros itens ativem a funcionalidade.

Apesar de parecer promissora, a novidade deve enfrentar desafios, já que Chromecast, do Google, e AirPlay, da Apple, são dois nomes bastante consolidados no mercado. Como lembra o The Verge, nesta semana, durante a CES 2024, o Google anunciou que o Chromecast virá embarcado nas TVs da LG — vale lembrar que elas rodam webOS e não Android TV.

Amazon é apoiadora do Matter

O Matter é um padrão comum para itens de casa inteligente, que existe para que dispositivos desse tipo funcionem com tecnologias diferentes, independente do desenvolvedor ou fabricante, como Google Home, Amazon Alexa, Apple Homekit, Samsung SmartThings e muito mais.

A Amazon é uma das fundadoras e colaboradoras do padrão. Ao todo, mais de 200 empresas estão envolvidas, como Google, Samsung, Apple, Philips, Ikea e muito mais. O Matter chegou ao mercado em 2022.

Com informações: Amazon, The Verge

Receba mais sobre Chromecast na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados