Asus lança monitor OLED dobrável com tamanho de notebook

ZenScreen Fold OLED pesa 1,12 kg e equivale a notebook de 12,5 polegadas quando fechado. Acessório tem base dobrável e funciona por USB-C.

Giovanni Santa Rosa
Por
Mulher usando um notebook com uma segunda tela, dobrável, acima da tela do notebook
ZenScreen Fold OLED pode ser usado com um suporte para ficar acima de um notebook (Imagem: Divulgação/Asus)

A Asus apresentou o ZenScreen Fold OLED, um monitor de 17,3 polegadas que pode ser dobrado e levado para outros lugares com facilidade. O anúncio ocorreu na CES 2024, em Las Vegas. Além de ser portátil, o aparelho tem ficha técnica interessante.

O ZenScreen Fold OLED MQ17QH pesa 1,17 kg, tem espessura de 9,7 mm desdobrado e cabe facilmente numa mochila quando fechado. Para quem trabalha fora de casa e quer mais espaço de tela para melhorar a produtividade, seria como carregar um notebook extra de 12,5 polegadas.

Ele conta com um mecanismo similar ao do Galaxy Z Fold 5, que faz a dobradiça curvar a tela no formato de uma gota d’água. Isso deixa o vinco menos marcado e permite que as duas “metades” do aparelho fiquem mais próximas uma da outra. Mesmo assim, o pessoal do site especializado Tom’s Hardware viu o aparelho na CES 2024 e disse que o vinco ainda é perceptível.

ZenScreen Fold OLED vem com suporte dobrável
ZenScreen Fold OLED vem com suporte dobrável (Imagem: Divulgação/Asus)

Versatilidade para usar “em pé” ou “deitado”

Com resolução QHD de 2560 x 1920 pixels, o ZenScreen Fold OLED tem proporção 4:3, como os primeiros iPads e as antigas TVs e monitores de tubo. A Asus diz que isso equivale a duas telas de 12,5 polegadas de 16:9 lado a lado. Como o nome indica, o produto usa a tecnologia OLED, em que os pixels emitem luz de maneira independente.

Além disso, ele conta com rotação automática, para o usuário colocá-lo da maneira desejada, e vem com uma base dobrável embutida para apoiá-lo em mesas, seja “em pé” ou “deitado”. A Asus também vende separadamente o ZenScreen Stand MTS02D, um suporte compatível com a tela.

USB-C e certificações de cor e contraste

Em conectividade, o ZenScreen Fold OLED oferece duas portas USB-C. Elas também funcionam para a alimentação do aparelho. Portanto, um só cabo é suficiente para que ele funcione conectado a um notebook, por exemplo. Além disso, o monitor tem uma porta mini-HDMI e uma saída de 3,5 mm para fone de ouvido.

Nas especificações de imagem, o ZenScreen Fold OLED cobre 100% da gama de cor DCI-P3 e cumpre a especificação DisplayHDR True Black 500 para pretos realmente escuros. A Asus não entra em detalhes, mas promete tempo de resposta mínimo.

Por enquanto, a Asus não anunciou o preço do ZenScreen Fold OLED, nem quando ele deve chegar ao mercado.

Com informações: Asus, The Verge, Tom’s Hardware

Receba mais sobre Asus na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados