Samsung lança Galaxy Z Flip 5 e Fold 5; veja as novidades e preços
Tela externa do Flip fica maior e mais útil. Novos smartphones também abandonam o criticado vão visto na tela interna, que permitia ingresso de detritos
Tela externa do Flip fica maior e mais útil. Novos smartphones também abandonam o criticado vão visto na tela interna, que permitia ingresso de detritos
Direto de Seul – O Galaxy Z Flip 5 e o Galaxy Z Fold 5 fazem parte da nova geração de celulares dobráveis da Samsung, anunciada nesta quarta-feira (26) durante o evento Unpacked realizado aqui Coreia do Sul, de onde eu falo. Os smartphones têm preço sugerido de R$ 7.999 e R$ 13.799, respectivamente. Eles se destacam pela tecnologia de ponta e a promessa de resolverem questões bastante criticadas de modelos passados.
Por exemplo, eles não têm mais o vão na tela interna, que poderia acarretar a entrada de detritos. Agora, os dois modelos ficam fechadinhos, sem espaços aparentes. Ambos trazem processador Snapdragon 8 Gen 2 For Galaxy, uma edição especial do chip da Qualcomm com clock máximo de 3,36 GHz.
Produto mais interessante da nova leva, o Galaxy Z Flip 5 passou por uma baita atualização na tela externa. O display pulou de 1,9 polegada para 3,4 polegadas. Com isso, poderá competir de igual para igual com o recém-lançado Motorola Razr 40 Ultra, outro produto com componente graúdo.
Logo de cara, a tela Super AMOLED de 720 x 748 pixels me chamou a atenção por trazer widgets com funções interessantes, como calendário, relógio, alarme e detalhes de atividade física. Finalmente, este nobre espaço se torna útil para as necessidades diárias do consumidor.
Além disso, os executivos da Samsung ressaltam que será possível rodar apps inteiros na tela externa (e não mais versões em miniatura). É o caso do WhatsApp, Google Maps, Netflix e YouTube. Por ora, isso tudo fica dentro de uma área experimental (o Labs), o que significa que deveremos acompanhar o desenrolar da situação.
Eu fiz o gesto de juntar os dedos na tela externa. A função revela um panorama de todos os widgets instalados. Ou seja, fica mais fácil de ver os apps que estão rodando.
O novo Galaxy Z Flip 5 repete a mesma estrutura do Galaxy Z Flip 4, porém com o chamado Armor Aluminum. Este tipo de construção é muito utilizado na indústria aeroespacial, com promessa de produtos mais resistentes. Vejamos como será em nossos testes aprofundados.
A tela interna do Galaxy Z Flip 5 tem 6,7 polegadas, painel AMOLED Dinâmico 2X e resolução Full HD+ (2640 x 1080 pixels). Tudo que a gente já conhece sobre o Flip se repete nesta geração, com a diferença de que agora o vinco é menos aparente para quem observa de fora. Em outras palavras, a empresa endereçou outra crítica bastante frequente.
Aliás, por falar em feedback externo, chama atenção a adesão do processador Snapdragon 8 Gen 2 For Galaxy de 3,36 GHz. Trata-se do mesmo componente usado no Galaxy S23. Os sul-coreanos tentam sinalizar que o cliente não perde nada ao escolher um celular dobrável, pois trata-se também de um produto flagship.
O Flip 5 tem memória RAM de 8 GB. O armazenamento começa em 256 e pode ir a 512 GB. Não existe mais modelo com 128 GB (ainda bem!).
Falemos de fotografia. A Samsung repete o esquema traseiro com câmera wide de 12 MP + f/1.8 (dual pixel AF, OIS e 1,8 um) e câmera ultra wide de 12 MP + f/2.2 (123º e 1,12 um). Mais limitada, a câmera frontal tem 10 MP + f/2.2 (1,22 um).
Apesar do repeteco, neste aparelho existe um ISP melhor, capaz de fazer desde a captura até o pós-processamento com mais qualidade, de acordo com a fabricante.
A função batizada de Camera Flex continua presente. Basta deixar o Flip 5 entreaberto para controlar melhor os recursos de imagem, já que a metade de cima exibe a prévia da foto enquanto a metade de baixo traz diversos ajustes.
A bateria do novo Flip 5 tem os mesmos 3.700 mAh de outrora. Lembro-me que, no ano passado, a experiência de uso não foi das melhores, com autonomia baixa para os requisitos de 2022. De acordo com a Samsung, o novo processador Snapdragon permite mais tempo longe da tomada.
O sucessor do Galaxy Z Flip 4 está confirmado em quatro cores principais: grafite, creme, rosa e verde claro. Além disso, consumidores poderão encontrar outras opções a depender do país em que estão.
Confira os preços no Brasil:
Fãs do Fold vão encontrar poucas novidades na nova geração. Por exemplo, a tela externa do Galaxy Z Fold 5 viu o brilho máximo aumentar de 1.000 nits para 1.200 nits. Em condições de muito sol, pode chegar a 1.750 nits.
Também está presente o Snapdragon com 3,36 GHz, que, neste caso, funciona em conjunto com memória RAM de 12 GB. A Samsung diz que o novo chip traz os seguintes avanços quando comparado com a geração passada: 18% na CPU, 32% na GPU e 25% na NPU.
A câmara de vapor no interior do smartphone está quase 40% maior, uma boa notícia para os fãs de games que exigem muito do telefone. Em tese, o controle térmico está melhor no novo dispositivo.
Apesar do repetecos, vejamos os demais detalhes de ficha técnica:
O Fold 5 também tem Armor Aluminum, Gorilla Glass Victus 2, recarga sem fio e Wireless PowerShare (compartilhamento de carga sem fio). Sua bateria traz 4.400 mAh.
De acordo com a Samsung, o smartphone voltado para quem busca o máximo de desempenho terá versões com armazenamento de 256 GB, 521 GB e 1 TB. Esta última será comercializada em países selecionados, somente via internet.
Todos os modelos anunciados hoje trazem proteção IPX8 contra água (mas não contra poeira).
Confira os preços no Brasil:
A Samsung aproveitou o evento Unpacked na Coreia do Sul para anunciar a nova linha de tablets Galaxy Tab S9, composta por três modelos, e a linha de relógios Galaxy Watch 6, composta por versões esportiva e clássica.
Todos os produtos serão vendidos no Brasil. A gigante asiática possui duas fábricas no país, em Manaus e em Campinas, no interior de São Paulo.
Thássius Veloso viajou para Seul, na Coreia do Sul, a convite da Samsung