Galaxy Z Flip 6 pode vir com câmera de 50 megapixels

Novo dobrável da Samsung, com lançamento previsto para 2024, pode se equiparar a Galaxy S23 e Galaxy Z Fold 5 na câmera principal

Giovanni Santa Rosa
Por
Smartphone sobre apoio de madeira
Galaxy Z Flip 5 (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

O Galaxy Z Flip 5 mal foi lançado e os rumores sobre seu sucessor, o Galaxy Z Flip 6, já começaram. De acordo com informações da imprensa holandesa, a Samsung estaria testando uma câmera de 50 megapixels para uma futura versão do dobrável, que deve chegar às lojas daqui a cerca de um ano.

Segundo o site holandês Galaxy Club, os detalhes sobre o futuro Galaxy Flip 6 ainda são escassos, mas testes anteriores ao lançamento do Z Flip 5 já incluíam protótipos com uma câmera principal de 50 megapixels. O componente pode aparecer na próxima geração ou em outra futura.

Galaxy S23 e Z Fold 5 já trazem sensor de 50 megapixels

O Galaxy S23, lançado no começo de 2023, e o Z Fold 5, apresentado em julho de 2023, também têm uma câmera principal de 50 megapixels. Não se sabe ainda se o Z Flip 6 vai usar o mesmo componente.

Seja como for, uma atualização na câmera do Z Flip 6 parece bem-vinda. O sensor do Z Flip 5 é o mesmo do Z Flip 4, com 12 megapixels, 1/1,76” e pontos de 1,8 µm (micrômetro).

O Z Flip 3 também oferecia 12 megapixels, mas o sensor (1/2,55”) e os pixels (1,4 µm) eram menores.

Zoom nas três lentes das câmeras do celular
Todas as câmeras da traseira do Galaxy Z Fold 5 (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Por outro lado, o Galaxy S23 e o Galaxy Z Fold 5 têm sensor de 50 megapixels na câmera principal, com 1/1,56” de tamanho. Como são mais pontos dividindo um mesmo espaço, os pixels são menores, com 1,0 µm.

O smartphone, porém, usa a técnica de pixel binning para combinar quatro pontos em um no esquema 2×2, formando um pixel de 2,0 µm. As imagens geradas desse jeito têm 12,5 megapixels.

Caso venha mesmo com um sensor maior, o Galaxy Z Flip 6 poderia tirar fotos melhores em situações de baixa luminosidade.

Além disso, o número maior de pixels pode ajudar no zoom digital — a linha Galaxy Z Flip não tem câmera teleobjetiva, com zoom óptico. Galaxy Z Fold 5 e Galaxy S23 contam com uma lente desse tipo.

Câmera melhor pode dar um empurrãozinho no Z Flip

Além da parte técnica, a mudança no Galaxy Z Flip 6 pode ser bem recebida no mercado.

Hoje, quem opta pelo dobrável em formato de flip precisa abrir mão de uma câmera melhor. Caso esse item receba novidades e fique mais parecido com o de outros modelos de topo de linha, é um ponto fraco a menos na família.

O Galaxy Z Flip 5 trouxe como principal novidade a tela externa de mais de 3 polegadas — novidade adotada também por um de seus principais concorrentes, o Motorola Razr 40 Ultra.

Com isso, o usuário consegue fazer muitas tarefas sem precisar abrir o smartphone, além de ganhar uma tela para tirar selfies com as melhores câmeras traseiras do aparelho.

Assim, além de atraentes e compactos, os dobráveis vão, aos poucos, se tornando mais úteis.

Conheça os destaques do atual Z Flip no vídeo abaixo

Com informações: Galaxy Club, WCCFTech

Receba mais sobre Galaxy S23 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados