Galaxy Z Flip 3 resistente à água é lançado com tela dobrável de 120 Hz
Galaxy Z Flip 3, novo celular flip da Samsung, traz tela externa maior, corpo de alumínio mais resistente, câmera dupla na traseira e mais opções de cores
Galaxy Z Flip 3, novo celular flip da Samsung, traz tela externa maior, corpo de alumínio mais resistente, câmera dupla na traseira e mais opções de cores
Hoje é dia de lançamentos da Samsung! A empresa está se concentrando em smartphones dobráveis, e o Galaxy Z Flip 3 é um exemplo disso: a nova geração do celular flip traz uma tela externa maior, tela interna de 120 Hz, corpo mais resistente e resistência à água. No evento Unpacked, a coreana também apresentou o Galaxy Z Fold 3, Buds 2 e Watch 4.
O Galaxy Z Flip 3 é o sucessor direto do Galaxy Z Flip; a Samsung “pulou” uma geração aqui. Ainda assim, o novo celular representa uma evolução semelhante à que o Motorola Razr dobrável passou: um dos destaques é a tela externa maior de 1,9 polegada (antes 1,1″), que permite tirar selfies com mais facilidade sem abrir o aparelho, além de visualizar notificações.
Abrindo o celular, você encontra uma tela AMOLED de 6,7 polegadas, assim como no Z Flip original. A grande diferença está na taxa de atualização de 120 Hz, para uma rolagem mais fluida. A Samsung vem adotando essa tecnologia em flagships como o Galaxy S21 e Note 20, e é legal ver isso aparecendo também em um display dobrável. (Ela só não é compatível com a caneta S Pen.)
O Galaxy Z Flip 3 é um dos primeiros celulares dobráveis resistentes a água, junto ao Fold 3. Ele tem certificação IPx8, ou seja, aguenta ficar submerso em até 1,5 m de água doce por até 30 minutos. Ainda assim, a Samsung lembra que o aparelho “não é recomendado para uso em praia ou piscina”; além disso, ele não é resistente a poeira, ou seja, é bom tomar cuidado para proteger a tela dobrável – ela tem proteções contra a entrada de detritos, mas sempre é bom se precaver.
A traseira é protegida por vidro Gorilla Glass Victus mais resistente, e a Samsung afirma que a estrutura de alumínio é “a mais forte de todas” da empresa.
Eu achei o Z Flip 3 mais bonito que a geração anterior, graças à traseira de dois tons – design que lembra o Galaxy S21. Quando o smartphone fica aberto, a parte de trás é mais contínua, com ângulos retos na parte em que as duas metades se encontram. (Antes, havia curvas próximas à dobradiça.) Ou seja, quando desdobrado, o aparelho fica parecendo um celular “de verdade”, mais tradicional.
A Samsung se dedicou a oferecer diversas opções de personalização: ele vem nas cores creme, verde, lavanda e preto; além dos tons cinza, branco e rosa exclusivos para a loja oficial da empresa. Além disso, há três modelos de capinhas em diversas cores: um dos designs conta com uma alça de tecido para segurar o smartphone com mais facilidade.
A bateria tem o mesmo tamanho do Z Flip original, que foi o ponto baixo em nosso review do aparelho – ela tem autonomia de até um dia, porém com uso mais moderado. As câmeras continuam as mesmas: dupla de 12 MP na parte externa, e 10 MP em um furo na tela interna dobrável.
O Galaxy Z Flip 3 vai custar US$ 999,99 nos EUA: ele estará disponível na pré-venda a partir de 11 de agosto, tanto em terras americanas como na Europa e na Coreia do Sul. Quem levar o produto antes do lançamento nas lojas, em 27 de agosto, vai receber um ano de proteção Samsung Care+24, suporte premium com seguro contra danos acidentais, incluindo substituição da tela, danos causados por água e substituição da tampa traseira.
O preço do Galaxy Z Flip 3 no Brasil ainda não foi anunciado. A Samsung não revelou quando o celular dobrável será lançado por aqui, mas ele já foi homologado pela Anatel.