Galaxy Z Flip 3 resistente à água é lançado com tela dobrável de 120 Hz

Galaxy Z Flip 3, novo celular flip da Samsung, traz tela externa maior, corpo de alumínio mais resistente, câmera dupla na traseira e mais opções de cores

Paulo Higa Felipe Ventura
Por e
• Atualizado há 6 meses
Galaxy Z Flip 3 aberto e fechado (Imagem: Divulgação / Samsung)
Galaxy Z Flip 3 aberto e fechado (Imagem: Divulgação / Samsung)

Hoje é dia de lançamentos da Samsung! A empresa está se concentrando em smartphones dobráveis, e o Galaxy Z Flip 3 é um exemplo disso: a nova geração do celular flip traz uma tela externa maior, tela interna de 120 Hz, corpo mais resistente e resistência à água. No evento Unpacked, a coreana também apresentou o Galaxy Z Fold 3, Buds 2 e Watch 4.

O Galaxy Z Flip 3 é o sucessor direto do Galaxy Z Flip; a Samsung “pulou” uma geração aqui. Ainda assim, o novo celular representa uma evolução semelhante à que o Motorola Razr dobrável passou: um dos destaques é a tela externa maior de 1,9 polegada (antes 1,1″), que permite tirar selfies com mais facilidade sem abrir o aparelho, além de visualizar notificações.

Abrindo o celular, você encontra uma tela AMOLED de 6,7 polegadas, assim como no Z Flip original. A grande diferença está na taxa de atualização de 120 Hz, para uma rolagem mais fluida. A Samsung vem adotando essa tecnologia em flagships como o Galaxy S21 e Note 20, e é legal ver isso aparecendo também em um display dobrável. (Ela só não é compatível com a caneta S Pen.)

Galaxy Z Flip 3 é resistente a água

Galaxy Z Flip 3 é resistente a água (Imagem: Divulgação / Samsung)
Galaxy Z Flip 3 é resistente a água (Imagem: Divulgação / Samsung)

O Galaxy Z Flip 3 é um dos primeiros celulares dobráveis resistentes a água, junto ao Fold 3. Ele tem certificação IPx8, ou seja, aguenta ficar submerso em até 1,5 m de água doce por até 30 minutos. Ainda assim, a Samsung lembra que o aparelho “não é recomendado para uso em praia ou piscina”; além disso, ele não é resistente a poeira, ou seja, é bom tomar cuidado para proteger a tela dobrável – ela tem proteções contra a entrada de detritos, mas sempre é bom se precaver.

A traseira é protegida por vidro Gorilla Glass Victus mais resistente, e a Samsung afirma que a estrutura de alumínio é “a mais forte de todas” da empresa.

Galaxy Z Flip 3 fechado e em diferentes cores (Imagem: Divulgação / Samsung)
Galaxy Z Flip 3 fechado e em diferentes cores (Imagem: Divulgação / Samsung)

Eu achei o Z Flip 3 mais bonito que a geração anterior, graças à traseira de dois tons – design que lembra o Galaxy S21. Quando o smartphone fica aberto, a parte de trás é mais contínua, com ângulos retos na parte em que as duas metades se encontram. (Antes, havia curvas próximas à dobradiça.) Ou seja, quando desdobrado, o aparelho fica parecendo um celular “de verdade”, mais tradicional.

A Samsung se dedicou a oferecer diversas opções de personalização: ele vem nas cores creme, verde, lavanda e preto; além dos tons cinza, branco e rosa exclusivos para a loja oficial da empresa. Além disso, há três modelos de capinhas em diversas cores: um dos designs conta com uma alça de tecido para segurar o smartphone com mais facilidade.

Galaxy Z Flip 3 com capinha (Imagem: Divulgação / Samsung)
Galaxy Z Flip 3 com capinha (Imagem: Divulgação / Samsung)

A bateria tem o mesmo tamanho do Z Flip original, que foi o ponto baixo em nosso review do aparelho – ela tem autonomia de até um dia, porém com uso mais moderado. As câmeras continuam as mesmas: dupla de 12 MP na parte externa, e 10 MP em um furo na tela interna dobrável.

Preço e lançamento do Galaxy Z Flip 3

O Galaxy Z Flip 3 vai custar US$ 999,99 nos EUA: ele estará disponível na pré-venda a partir de 11 de agosto, tanto em terras americanas como na Europa e na Coreia do Sul. Quem levar o produto antes do lançamento nas lojas, em 27 de agosto, vai receber um ano de proteção Samsung Care+24, suporte premium com seguro contra danos acidentais, incluindo substituição da tela, danos causados por água e substituição da tampa traseira.

O preço do Galaxy Z Flip 3 no Brasil ainda não foi anunciado. A Samsung não revelou quando o celular dobrável será lançado por aqui, mas ele já foi homologado pela Anatel.

Samsung Galaxy Z Flip 3 5G – ficha técnica:

  • Telas:
    • principal (interna): Dynamic AMOLED de 6,7 polegadas, Full HD+ (2640 x 1080), 425 ppi, proporção 22:9, Infinity Flex, 120 Hz, brilho de 900 nits (pico de 1.200 nits)
    • externa: Super AMOLED de 1,9 polegada, 512 x 260, 303 ppi, brilho de 935 nits
  • Processador: octa-core de 64 bits e 5 nm
  • RAM: 8 GB
  • Armazenamento: 128 GB ou 256 GB UFS 3.1
  • Câmeras externas:
    • principal: 12 megapixels f/1,8, pixels de 1,4 um, autofoco Dual Pixel, OIS
    • ultrawide: 12 megapixels f/2,2, pixels de 1,12 um
    • vidro: Super Clear Glass com Gorilla Glass DX
  • Câmera frontal (interna): 10 megapixels f/2,4, pixels de 1,22 um
  • Bateria: 3.300 mAh
    • Recarga: até 15 W com fio, até 10 W sem fio, reversa sem fio de 4,5 W (Wireless PowerShare)
  • Sistema operacional: Android 11 com One UI
  • Conectividade: USB-C, Wi-Fi 6 (ax), Bluetooth 5.1, NFC, localização (GPS, BeiDou, Galileo, Glonass), eSIM + nano SIM, 4G (4×4 MIMO, 7CA, LAA, LTE Cat. 20), 5G (NSA, SA, sub-6 GHz, mmWave)
  • Sensores: leitor de digitais na lateral, acelerômetro, giroscópio, barômetro, bússola, Hall, proximidade, luminosidade
  • Mais: resistência IPX8, suporte a MST e NFC para pagamentos, alto-falante estéreo com Dolby Atmos
  • Dimensões:
    • aberto: 166 x 77,7 x 6,9 mm
    • fechado: 86,4 x 77,7 x 17,1 mm (levando em conta a dobradiça)
    • peso: 183 g
Galaxy Z Flip 3 com capinha (Imagem: Divulgação / Samsung)
Galaxy Z Flip 3 com capinha (Imagem: Divulgação / Samsung)
Galaxy Z Flip 3 com capinha (Imagem: Divulgação / Samsung)
Galaxy Z Flip 3 com capinha (Imagem: Divulgação / Samsung)
Galaxy Z Flip 3 aberto (Imagem: Divulgação / Samsung)
Galaxy Z Flip 3 aberto (Imagem: Divulgação / Samsung)
Galaxy Z Flip 3 aberto (Imagem: Divulgação / Samsung)
Galaxy Z Flip 3 aberto (Imagem: Divulgação / Samsung)

Receba mais sobre Samsung Galaxy Z Flip 3 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados