Samsung passa a vender peças do Galaxy Z Fold 5 e Z Flip 5 para conserto em casa

Programa Self Repair permite que clientes comprem peças para consertar aparelhos em casa; Samsung libera itens para os dobráveis pela primeira vez

Felipe Freitas
Por
Smartphone entreaberto, apoiado em mesa de acrílico
Donos do Galaxy Z Fold 5 de alguns países já podem comprar a tela do smartphone e trocá-la em casa (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

A Samsung anunciou nesta semana que o Galaxy Z Fold 5 e Galaxy Z Flip 5 foram incluídos no programa Repara Contigo — chamado de Self Repair no nome original. No entanto, esses smartphones só estão disponíveis no Self Repair da Europa e Coreia do Sul. É a primeira vez que os celulares dobráveis da fabricante integram o programa.

O Tecnoblog entrou em contato com a Samsung para saber se há previsão de quando o Galaxy Z Fold 5 e Z Flip 5 serão introduzidos no Repara Contigo no Brasil. A fabricante informou que ainda não há planos para incluir esses modelos no serviço. No país, o programa conta com peças para a linha Galaxy S22, S21 e S20 — uma lista bem modesta quando comparada com outros países.

Galaxy Z Fold são liberados no Self Repair

Galaxy Z Flip 5 tem diversas peças à venda no programa Self Repair da Samsung (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)
Galaxy Z Flip 5 tem diversas peças à venda no programa Self Repair da Samsung (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

O comunicado da Samsung marca a primeira vez que seus smartphones dobráveis entram no programa Self Repair. Porém, apenas o Galaxy Z Fold 5 e o Galaxy Z Flip 5 tem peças à disposição — desde telas até diferentes cores dos botões de volume podem ser comprados no site. O Repara Contigo também vende ferramentas para os clientes que não possuem o equipamento para realizar os consertos em casa.

O programa foi lançado no ano passado e, coincidência ou não, deixa a Samsung mais preparada para uma possível legislação (nos Estados Unidos e União Europeia) mais firme a favor do direito do consumidor. Grupos que são vozes ativistas do movimento Right to Repair (direito de consertar) exigem do FTC, órgão regulador do comércio nos EUA, medidas que pontuem a “reparabilidade” de dispositivos.

Neste mês, a Samsung também passou a vendar peças do Galaxy S23 nos Estados Unidos, alguns países da Europa e Coreia do Sul. O México é outro país no qual o programa Repara Contigo está disponível. No país, a lista de aparelhos disponíveis é igual a do Brasil. Nas duas nações latino-americanas, não há nenhum tablet ou notebook com suporte no programa.

Relembre o lançamento do Galaxy Z Flip 5

Com informações: The Verge

Receba mais sobre Samsung Galaxy Z Fold 5 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados