Galaxy Z Flip 6 e Z Fold 6 usarão Snapdragon em todo o mundo

Samsung mantém Qualcomm como única fornecedora por motivos logísticos e financeiros, e não por possíveis problemas de desempenho do Exynos 2400

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 3 semanas
Smartphone com tela aberta sobre suporte de acrílico
Galaxy Z Fold 6 e Z Flip 6 só terão versões com o Snapdragon 8 Gen 3 (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

A Samsung bateu o martelo e todos os Galaxy Z Fold 6 e Z Flip 6 serão equipados com o Snapdragon 8 Gen 3. De acordo com o jornal sul-coreano The Elec, a fabricante não venderá versões dos celulares dobráveis com o Exynos 2400, que é usado na atual linha Galaxy S24 em alguns países.

A Samsung optou por uniformizar os próximos Fold e Flip por questões logísticas e financeiras, e não por problemas de desempenho do SoC. Segundo o jornal, a fabricante não quer incluir uma nova fornecedora de SoCs na produção. Ainda que a Samsung seja a criadora do Exynos 2400, a fabricação com um único processador é considerada mais eficiente.

A produção fica mais barata quando apenas a Qualcomm é fornecedora. E como as linhas Z Fold e Z Flip já são caras, cortar custos é um instrumento para melhorar as vendas. Além do mais, os dobráveis da Samsung foram desenvolvidos desde a primeira geração para os chips Snapdragon.

Exynos nos dobráveis depende de crescimento nas vendas

Ainda de acordo com o The Elec, o plano da Samsung é equipar os seus dobráveis com Exynos quando as vendas desses modelos empatarem com os números do Galaxy S. Isso, é claro, com a marca imaginando o melhor cenário, no qual celulares foldables serão populares — por enquanto, não há garantia disso.

É especulado que a Samsung tenha vendido em torno de 10 milhões de smartphone da linha Z Fold e Z Flip no ano passado. Em comparação, só da linha Galaxy S24, lançada em janeiro deste ano, a Samsung espera vender 35 milhões de unidades.

Galaxy Z Flip e Z Fold precisam vender mais para a Samsung usar o Exynos (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)
Galaxy Z Flip e Z Fold precisam vender mais para a Samsung usar o Exynos (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

No cenário de vendas iguais, o custo de incluir um novo fornecedor de processador nos dobráveis não seria um problema. Assim como acontece na linha Galaxy S, os dobráveis da Samsung seriam vendidos com chips diferentes para diferentes mercados.

Lançamento previsto para julho

Três anéis inteligentes em um suporte redondo
Galaxy Ring terá três opções de cores: preto, prata e dourado (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

A Samsung deve lançar o Galaxy Z Flip 6 e o Galaxy Z Fold 6 no dia 10 de julho. O próximo evento Galaxy Unpacked, que pode ser realizado em Paris, também terá a estreia do primeiro anel inteligente da fabricante. O Galaxy Ring já foi apresentado pela marca em duas oportunidades, uma breve fala junto do lançamento do Galaxy S24 e seus protótipos no MWC 2024.

No mesmo evento, a fabricante deve lançar o Galaxy Buds 3, e Buds 3 Pro e novos Galaxy Watches — trazendo um Exynos de 3 nm para o relógio inteligente.

Com informações: The Elec, SamMobile e Android Headlines

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados