Nada de “Mais”: Z Fold 5 e Z Flip 5 usarão mesmo chip do Galaxy S23

Imagens dos dobráveis em benchmark mostram que Samsung não usará versões Plus do Snapdragon nos próximos smartphones Galaxy Z Fold e Galaxy Z Flip

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 3 meses
Galaxy Z Fold 4 (imagem: divulgação/Samsung)
Galaxy Z Fold 5 e Z Flip 5 começam a aparecer em vazamentos. Imagem ilustrativa (Imagem: Divulgação/Samsung)

Faltando por volta de cinco meses para o lançamento dos smartphones Galaxy Z Fold 5 e Z Flip 5, os modelos começam a ser “alvos” de vazamentos. Agora, capturas de telas de testes mostram que a Samsung usará o Snapdragon 8 Gen 2 For Galaxy em seus dobráveis. A escolha é uma mudança em relação aos modelos Z Fold 4 e Z Flip 4, que foram equipados com chips mais novos do que os usados na linha S.

Desde que lançou os seus dobráveis, a Samsung não seguiu um padrão sobre quais processadores esses modelos usariam. Em alguns anos, os celulares Z Fold e Z Flip ganharam as versões “Plus” do Snapdragon, estando mais “atualizados” nos hardwares que a linha Galaxy S — smartphones flagship da fabricante. 

O exemplo mais recente dessas escolhas de configurações são os celulares Z Flip 4 e Z Fold 4 do ano passado, ambos equipados com o Snapdragon 8+ Gen 1. A linha S22 usou o Snapdragon 8 Gen 1 — claro, foi lançado meses antes do chip atualizado pela Qualcomm.

Testes mostram Snapdragon For Galaxy em Z Fold e Z Flip

Os testes dos novos dobráveis da Samsung, feitos na plataforma Geekbench 6, mostram que eles usarão os SoCs Snapdragon 8 Gen 2 For Galaxy. Este chip estreou nos modelos Galaxy S23 e são uma parceria da Qualcomm com a fabricante sul-coreana. A diferença entre o “For Galaxy” e o SD 8 Gen 2 padrão está na velocidade do processador — 3,36 GHz contra 3,2 GHz. 

Outra novidade do Snapdragon exclusivo do Galaxy S23 é que ele é o primeiro a usar o ISP cognitivo da Qualcomm. Mas aqui não chega a ser um diferencial em relação ao Snapdragon 8 Gen 2. É só que outras fabricantes não integraram o recurso aos seus smartphones. 

Benchmark do Galaxy Z Fold 5 (Imagem: Reprodução/SamMobile)
Benchmark do Galaxy Z Fold 5, cujo código de modelo é SM-F946U (Imagem: Reprodução/SamMobile)

E, por falar em diferencial, é hora de começar a decepção. O chip “For Galaxy” deve ser a única grande novidade dos próximos dobráveis da Samsung. Como mostram os testes, o Z Fold 5 (SM-F946U) continuará com 12 GB de memória RAM e o Z Fold 5 (SM-F731U) com 8 GB de RAM. Mesmo não sendo novidade, são valores ótimos para os smartphones.

Alto desempenho não faltará nos próximos dobráveis da Samsung. Ainda mais para quem utiliza o Z Fold em toda a sua capacidade (smartphone pessoal e “tablet” para trabalho). Nos nossos testes com o Galaxy S23 Ultra, a combinação do 12 GB de RAM e Snapdragon exclusivo mostrou um resultado excelente.

Benchmark do Galaxy Z Flip 5 (Imagem: Reprodução/SamMobile)
Benchmark do Galaxy Z Flip 5 mostra Snapdragon 8 Gen 2 For Galaxy e 8 GB de RAM(Imagem: Reprodução/SamMobile)

Assunto constante nas análises da linha Z Fold e Z Flip, as câmeras provavelmente continuarão as mesmas da geração anterior. Apesar do preço alto, os dobráveis da Samsung não são a opção para quem busca um smartphone para fotografia.

Todavia, um rumor pouco confiável diz que a Samsung pode equipar o sensor de 108 MP no Z Fold 5. A câmera é a mesma usada no Galaxy S22. Não é potente como a lente de 200 MP do Galaxy S23 Ultra, mas melhor que continuar com o sensor de 50 MP.

A previsão é que a Samsung apresente o Galaxy Z Fold 5 e Galaxy Z Flip 5 em agosto. No visual, é esperado que os smartphones fechem completamente, não mais deixando um vão entre a tela. 


Com informações: SamMobile e AndroidPolice

Receba mais sobre Galaxy Fold na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados