Honor adota tecnologia do Google para levar IA aos smartphones

Fabricante chinesa divulgou em evento que Google será fornecedora de tecnologia para recurso de IA. Honor é a terceira chinesa a contratar a big tech

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 3 semanas
Celular
Honor terá o Google como fornecedora de recursos de IA em seus smartphones (Foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)

A Honor anunciou que utilizará a tecnologia do Google para levar IA generativa aos seus smartphones. Na declaração, não fica claro se a empresa usará algum modelo do Gemini ou apenas o sistema de computação em nuvem da big tech. Com o anúncio, a Honor é mais uma fabricante chinesa a firmar parceria com o Google.

A companhia fez o anúncio durante o VivaTech, um dos principais eventos de tecnologia na Europa. Até o momento, a Honor não divulgou em quais smartphones o recurso será lançado. Contudo, os modelos mais premium da marca devem receber essa ferramenta de IA generativa — assim como a Samsung fez com o Galaxy AI e as linhas Galaxy S23, Galaxy S22 e dobráveis.

Fabricantes chinesas usando IA do Google

Em abril, a Oppo e a OnePlus, marcas de propriedade da BBK Electronics, também revelaram que usariam a tecnologia da big tech para ter funcionalidades de IA em seus smartphones.

(Imagem: Divulgação/OnePlus)
OnePlus e Oppo utilizarão Google Gemini para ter recursos de IA em seus smartphones (Imagem: Divulgação/OnePlus)

Desses três marcas, apenas Oppo e Honor atuam no Brasil. No caso da Honor, ela ainda não começou a vender seus aparelhos por aqui, mas já tem alguns smartphones homologados pela Anatel — incluindo o Honor X8B e Honor X9B que foram certificados na semana passada. Já a Oppo iniciou a venda de smartphones por aqui em 2022.

IA generativa em smartphones

A parceria da Honor com o Google também é um reflexo do atual cenário do mercado de smartphones. Em janeiro, a Samsung estreou o Galaxy AI em seus topo de linha Galaxy S24. A sul-coreana utiliza o modelo Gemini em algumas funções. Depois, foi a vez do Google levar seu LLM para os seus celulares Pixel.

Em setembro, a Apple deve lançar o iPhone 16. É praticamente garantido que a nova linha de smartphones da big tech terá IA generativa — até o CEO da Apple já falou sobre isso. A dúvida é sobre quem fornecerá o modelo para a empresa: OpenAI ou Google.

Relembre o lançamento da Galaxy AI

Com informações: Android Police e Phone Arena

Receba mais sobre Inteligência Artificial na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados