iPhone Fold: Apple está testando dois formatos diferentes, diz site

Celulares dobráveis devem repetir mecanismo visto no Galaxy Z Flip, da Samsung. Apple gostaria que os modelos sejam compatíveis com o Apple Pencil.

Felipe Freitas
Por
Diversos iPhones Pro
Apple testa iPhones dobráveis com o formato de flip, mas não o flip dessa arte (Imagem: Victor Pádua/Tecnoblog)

A Apple estaria testando dois protótipos de iPhone dobráveis, de acordo com o site The Information. A big tech teria desenvolvido modelos do formato flip, que foi altamente popular nos anos 2000. Também chamado de concha, ele foi adotado pela Samsung no Galaxy Z Flip, pela Motorola no Moto Razr e pela Oppo no Find.

Segundo a fonte, a Apple testaria os modelos de iPhones Fold (nome fictício) desde 2018. Eles teriam tamanhos diferentes, e a gigante de Cupertino estaria passando por alguns problemas com os protótipos, ainda de acordo com o The Information.

Apple quer iPhone dobrável mais fino que modelos atuais

Uma das barreiras para um iPhone dobrável teria a ver com a espessura, pois os engenheiros estariam buscando um smartphone que não ficasse maior do que os atuais telefones quando estiver fechado.

Aqui a empresa quer resolver a contradição dos dobráveis de flip: eles são portáteis quando você os fecha, mas acabam ficando mais grossos. Isso pode ser ruim em um bolso apertado, mas não quando você bota o celular na bolsa, em algum compartimento da mochila ou nos bolsos de uma camisa de ciclismo.

Galaxy Z Fold 4 tem chip Snapdragon 8 Plus Gen 1; o iPhone 14 Pro tem um Apple A16 Bionic (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Galaxy Z Fold 4 aberto e iPhone 14 Pro tem quase a mesma espessura, com 1 mm a mais para o iPhone (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

A empresa avalia abandonar o projeto caso não chegue a um modelo que atenda suas expectativas. Não há nenhuma previsão de quando o suposto iPhone Fold seria lançado.

O The Information corrobora a informação de que o suposto iPad Fold deve ser o primeiro produto de tela dobrável da Apple. Essa conversa ronda o mundo tech há anos. Não haveria problema num iPad grosso pois ele não seria levado no bolso.

Youtubers criam iPhone dobrável (Imagem: Reprodução)
A Apple tem dois protótipos de dobráveis, mas existe um terceiro feito na gambiarra por youtubers (Imagem: Reprodução)

Apple aprendendo com erros da Samsung

O jornal informa que os protótipos contam com tela externa. Cabe lembrar que a rival Samsung, pioneira neste formato, inicialmente criou um Z Flip com display pequeno demais. Ela só corrigiu a situação anos depois, com uma solução que já havia sido incorporada por concorrentes chinesas.

A Apple também quer que o iPhone Fold seja compatível com o Apple Pencil. O atual Z Flip 5 não traz essa tecnologia, que marca presença somente no Z Fold.

Com informações: The Information e 9to5Mac

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados