LibreOffice 7.5 melhora modo escuro e ferramentas para manter briga com Office

Suíte LibreOffice 7.5 Community Edition traz ainda novos ícones e suporte melhorado a arquivos do Microsoft 365 (Office)

Emerson Alecrim
Por
Modo escuro do LibreOffice 7.5 (imagem: divulgação/The Document Foundation)
Modo escuro do LibreOffice 7.5 para macOS (imagem: divulgação/The Document Foundation)

O LibreOffice 7.5 Community Edition está entre nós. Nesta semana, a nova versão do pacote de escritório foi liberada para Windows, macOS e Linux. Para variar, o principal avanço da novidade é o suporte melhorado a formatos do Microsoft 365 (Office). Mas também há melhorias nas ferramentas da suíte, novos ícones e modo escuro aperfeiçoado.

Lançado em agosto de 2022, o LibreOffice 7.4 trouxe mais compatibilidade com os formatos do Microsoft. As versões anteriores também. Assim como no lançamento antecessor, neste, a própria The Document Foundation explica o motivo para esse “eterno” melhoramento:

Os arquivos da Microsoft continuam baseados no formato proprietário obsoleto ISO de 2008, e não no padrão aprovado pela ISO, então eles escondem um grande número de complexidades artificiais. Isso causa problemas de uso no LibreOffice, que segue um padrão verdadeiramente aberto (o formato OpenDocument).

Basicamente, a nova versão tem ajustes que diminuem o risco de perda de formatação em arquivos do Word ou quebra de fórmulas nas planilhas do Excel, por exemplo.

Novidades funcionais do LibreOffice 7.5

Além de ajustes de compatibilidade, o LibreOffice 7.5 traz um conjunto de pequenas melhorias. Para começar, os ícones do pacote foram atualizados. Eles estão mais modernos e têm cores chamativas. São detalhes estéticos, mas que podem facilitar a localização de documentos no meio de muitos arquivos.

Novos ícones do LibreOffice 7.5 (imagem: divulgação/The Document Foundation)
Novos ícones do LibreOffice 7.5 (imagem: divulgação/The Document Foundation)

O modo escuro da suíte foi melhorado para evitar problemas que podem comprometer a experiência do usuário, como texto preto em fundo escuro. Além disso, a configuração que faz a barra de ferramentas do pacote ter uma linha única foi aprimorada para mostrar os recursos mais importantes.

Para completar, o Start Centre (gerenciador de arquivos) agora pode filtrar documentos por formato (por exemplo, mostrando apenas apresentações). E a exportação de PDFs teve falhas corrigidas e ganhou mais funcionalidades.

No Editor de textos Writer, a verificação ortográfica foi melhorada em vários idiomas. Agora, também é possível adicionar uma marca a imagens e objetos incorporados para eles serem ignorados na exportação para PDF.

Já no Calc, para planilhas, o destaque vai para o assistente de função, que agora exibe resultados de pesquisas baseados nos nomes e descrições das funções.

O Impress e o Draw, para apresentações e desenho, respectivamente, agora permitem a incorporação de vídeos recortados. Além disso, o Draw ganhou suportes adicionais para alteração ou criação de estilos para tabelas.

Há mais detalhes sobre a nova versão no anúncio oficial.

Baixe o LibreOffice 7.5

O LibreOffice 7.5 Community Edition já pode ser baixado. O pacote oferece versões para Windows (32 e 64 bits), macOS (Intel e Apple Silicon) e Linux (64 bits).

A suíte é gratuita e tem código aberto. Mas, para uso corporativo, a The Document Foundation recomenda o uso do LibreOffice Enterprise, versão paga, que inclui suporte e recursos de parceiros.

Para quem não simpatiza com o LibreOffice, outra suíte gratuita e de código aberto foi atualizada nesta semana. Falo do OnlyOffice 7.3.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados