O LinkedIn apresenta um novo botão que deve agradar em cheio os recrutadores espalhados pelo mundo. Chamado de “Apply with LinkedIn”, algo como “candidatar-se com o LinkedIn”, o botão permite demonstrar imediatamente o interesse em uma vaga de emprego anunciada utilizando a própria plataforma do LinkedIn.
Se depender da companhia – considerada a maior rede social profissional do mundo –, aquele tempo de enviar currículos por email acabou. Em vez disso, o usuário utiliza as informações de seu próprio perfil no LinkedIn para rapidamente encaminhar um CV para a empresa em busca de mais funcionários.
“Nós vamos tornar mais fácil para você enviar o seu perfil para qualquer candidatura de emprego na web com um simples clique. Algumas das primeiras empresas a estrearem o botão ‘Apply with LinkedIn‘ em seus próprios sites (além do nosso) incluem Netflix, TripIt, Photobucket, e mais mil outras empresas”.
Quando em funcionamento, o Apply with LinkedIn se mostra muito simples mesmo. Sempre que o botão aparecer próximo à descrição de uma vaga, o usuário do LinkedIn pode clicar nele. Uma caixa com suas informações pessoais e profissionais aparece acima de tudo – com direito à edição dos dados. Uma vez que as informações estejam confirmadas e o perfil esteja de acordo com aquilo que o sujeito quer passar para a empresa, é só enviar.
De acordo com o LinkedIn, uma mensagem de confirmação será apresentada para garantir que o perfil virtual foi efetivamente enviado. Nessa mesma janela, a rede social informa quais contatos trabalham naquela empresa em questão. Daí a pedir que aquele ex-colega de trabalho escreva um depoimento no seu próprio LinkedIn é um pulo – que certamente aumenta as suas chances de conseguir o tal emprego.
O botão de candidatar-se a uma vaga do LinkedIn não se limita às páginas do LinkedIn. As empresas poderão implementá-lo em seus websites com pouquíssimas linhas de código (até fizeram uma página especial explicando isso). Veja abaixo um exemplo de como o código-fonte vai funcionar, fornecido pela rede social.
<script type=”text/javascript” src=”https://platform.linkedin.com/in.js”>
api_key: <YOUR API KEY GOES HERE>
</script>
<script type=”IN/Apply”
data-companyId="1337"
data-jobTitle="Chief Cat Wrangler"
data-email="jobs@mycompany.com">
</script>
A promessa do LinkedIn é de que o botão poderá funcionar junto com sistemas de gerenciamento de recursos humanos. Com isso, as empresas poderiam integrá-lo a bancos de dados, tornando a tarefa de gerenciar candidatos mais simples. Ou seja, tem tudo para ser adotado pelo mercado rapidamente.
O Apply with LinkedIn chega efetivamente depois de um mês desde que tomamos conhecimento dele pela primeira vez. Até que não demorou tanto assim. Ou demorou?