MacBook Air M3 tem desempenho idêntico ao MacBook Pro com mesmo chip

Laptops da Apple com processador M3 apresentam diferença ínfima em testes do Geekbench. Valor e desempenho deixam MacBook Air uma opção melhor que o Pro

Felipe Freitas
Por
MacBook Air
MacBook Air com chip M3 aparece em benchmark com desempenho quase idêntico ao MacBook Pro M3 (Imagem: Divulgação / Apple)

Um suposto benchmark do MacBook Air com o chip M3 surgiu na internet. O desempenho apresentado no Geekbench fica próximo do MacBook Pro equipado com o mesmo processador. O laptop da Apple encontrado no site aparenta ser a versão com tela de 15 polegadas, já que o nome do dispositivo aparece como “Mac15,13”.

O MacBook Air com processador Apple M3 encontrado no benchmark possui 16 GB de memória RAM, o que pode ser tanto a versão de 512 GB de armazenamento ou de 256 GB com upgrade de memória. Durante os testes, o laptop utilizou o macOS14.4 na build 23E214. O MacBook Air com chip M3 foi lançado na última segunda-feira.

Desempenho do MacBook Air perto de MacBook Pro

Comparativo de desempenho entre MacBook Air M3 e MacBook Pro M3 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Comparativo de desempenho entre MacBook Air M3 e MacBook Pro M3 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

O desempenho do MacBook Air M3 e do MacBook Pro M3 (14 polegadas) são praticamente idênticos. As pequenas diferenças das pontuações podem ser desconsideradas quando levamos em conta as diferenças da plataforma usada no benchmark.

A pontuação do MacBook Pro M3 nos testes single-core ficou em 3.127 pontos, enquanto o recém-lançado MacBook Air M3 atingiu 3.157 — 30 pontos de diferença na teoria, nada no uso diário.

Já nos testes multi-core a diferença fica mais visível, ainda que com pouco resultado prático. O MacBook Pro M3 atingiu 11.895, enquanto o novo MacBook Air ficou com 12.020 (125 pontos de diferença).

O MacBook Pro M3 foi testado em novembro de 2023, usando o macOS 14.3.1. O benchmark do MacBook Air M3 usou uma versão mais nova do macOS, a 14.4. Esse comparativo mostra que o MacBook Air M3, com preço menor e desempenho idêntico ao MacBook Pro M3, se torna uma forte opção para quem quer comprar um laptop da marca.

O salto de desempenho fica em relação ao MacBook Air M2. No teste multi-core, o novo laptop com chip M3 teve uma performance 18% maior, enquanto em single-core o desempenho foi para 20%.

Com informações: MacRumors e 9to5Mac

Relacionados