Chip M3 e novos Macs: veja o que esperar do evento da Apple

Gigante de Cupertino marcou o evento Scary Fast para 30 de outubro. Nova linha de processadores deve incluir M3, M3 Pro e M3 Max, segundo rumores.

Lupa Charleaux
Por
Versão animada do convite mostra rosto do Mac (Imagem: Reprodução/Apple)
Evento Scary Fast acontece na noite do dia 30 de outubro (Imagem: Reprodução/Apple)

O evento Scary Fast da Apple será realizado no próximo dia 30 de outubro (segunda-feira). A apresentação apelidada de “anúncio pré-Halloween” deve revelar os processadores M3 e atualizações dos computadores Macs.

A conferência terá transmissão ao vivo no YouTube a partir das 21h (em Brasília). O horário surpreendeu os fãs da maçã, pois os anúncios da marca costumam acontecer pela manhã (ou no período da tarde, no Brasil). Então, confira o que esperar do evento.

Apple Silicon (ARM). Imagem: Divulgação/Apple
A estreia dos chips M3 é bem aguardada pelos usuários da Apple (Imagem: Divulgação/Apple)

Estreia dos chips M3

A revelação da linha de processadores M3 deve ser um dos destaques do Scary Fast. Rumores indicam que os novos chips ARM da Apple – batizados de M3, M3 Pro e M3 Max – serão consideravelmente superiores aos antecessores M2.

As plataformas são fabricadas com o processo de litografia de 3 nanômetros da TSMC, o mesmo usado no chip A17 Pro da série iPhone 15 Pro. Dessa maneira, a expectativa é que os modelos sejam até 15% mais rápidos e 30% mais eficientes.

Conforme o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, o M3 Max será o processador mais robusto da nova linha da Apple. Ele deve atuar com 16 núcleos de CPU, sendo 12 de alto desempenho e quatro de eficiência.

Novo iMac com chip M1 e várias cores (imagem: divulgação/Apple)
iMac com M3 deve ter apenas mudanças de hardware e manter o antigo design (imagem: divulgação/Apple)

iMac com M3

Outro possível anúncio do evento será a atualização do iMac de 24 polegadas com o novo chip M3. De acordo com Gurman, o processador “básico” traz 8 núcleos de CPU e 10 núcleos gráficos.

O desktop da Apple pode ter mudanças pontuais de outras peças de hardware comparado com o modelo com chip M1 de 2021. No entanto, o computador deve manter o antigo design e apenas ganhar novas opções de cores.

MacBook Pro com chips M2 Pro e M2 Max
Novos MacBook Pros devem ser alimentados pelos chips M3 Pro e M3 Max (Imagem: Apple / Divulgação)

MacBooks Pros com M3

Os novos MacBooks Pro com possíveis telas Mini LED de 14 e 16 polegadas também devem ser apresentados no evento. Conforme as informações, os novos painéis prometem ser mais eficientes que os displays Liquid Retina XDR (IPS LCD).

Internamente, o destaque será a presença dos poderosos chips M3 Pro e M3 Max. As máquinas para uso profissional ainda podem estrear com as novas opções de memória RAM de 28 GB e 48 GB.

Outros possíveis anúncios do Scary Fast

Estrelas menores do show, a Apple pode anunciar versões do Magic Keyboard, Magic Mouse e Magic Trackpad com porta USB-C. Os acessórios devem acompanhar as inovações apresentadas pelo novo iMac com M3.

Os aguardados iMac de 32 polegadas, MacBook Pro de 13 polegadas e novos modelos de MacBook Air com as plataformas M3 só devem ser lançados em 2024. O mesmo pode se dizer da versão reformulada do iPad Pro com tela OLED.

Evento da Apple ao vivo; confira no player abaixo

Com informações: The Verge e iMore

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados