Microsoft autoriza Windows 11 virtualizado nos Macs mais novos

Macs equipados com processadores Apple M podem rodar Windows 11 através da nuvem. Microsoft recomenda dois programas para usar o Windows no Mac

Felipe Freitas
Por
Windows 11
Macs recebem "benção" da Microsoft para rodar o Windows 11 na nuvem ou em máquina virtual (Imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)

A Microsoft divulgou nesta segunda-feira (22) dois métodos oficiais para utilizar o Windows 11 nos Macs mais novos, equipados com os processadores das séries M1, M2 e M3 — baseados na arquitetura ARM. A empresa do Bill Gates publicou em seu site que os donos de Macs podem usar o Microsoft 365 Cloud PC ou o Parallels para rodar virtualmente o Windows em seus equipamentos.

Algo curioso das soluções apresentadas pela Microsoft é que o Parallels não é um serviço próprio. A big tech permitiu que as versões 18 e 19 desse programa rodem o Windows 11 Pro e Windows 11 Enterprise para sistemas ARM. Através do Parallels, os usuários criam uma máquina virtual com Windows em seus Macs.

Mudança de processadores complicou o “Mac Windows”

Quando a Apple começou a abandonar os processadores Intel para usar os seus próprios SoCs, baseados na arquitetura ARM, os Macs perderam a compatibilidade com o Boot Camp, um aplicativo que permitia o dual boot no dispositivo.

MacBook Pro M1 Max (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
MacBook Pro com chip M1 Max pode rodar o Windows 11 através do Parallell (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Além disso, na época do lançamento dos primeiros Macs com o chip M1, a Microsoft revelou que o Windows 11 para ARM não teria suporte para os computadores da Apple. Ou seja, você até pode tentar instalar, mas a Microsoft não vai mexer um dedo para ajudar. Dispositivos com chips da Qualcomm, que utiliza essa mesma arquitetura ARM em seus processadores, são compatíveis com o Windows 11.

Agora vem a parte ruim da novidade: as versões Windows 11 Enterprise e Windows 11 Business na nuvem são pagas. Contudo, é provável que quem precise usar o Windows no Mac tem acesso a essa assinatura. Veja o porquê.  

Por que usar Windows no Mac ou Macbook?

Pode parecer estranho alguém querer usar o Windows em um Mac. No entanto, alguns aplicativos podem não ser compatíveis com o macOS. Por isso, um usuário de Mac, seja um laptop ou desktop, pode precisar rodar o Windows em seu computador da Apple.

Esse cenário pode ocorrer com profissionais que contam com um Mac como computador pessoal, porém trabalham com programas com versões apenas para Windows.

Com informações: TechRadar

Receba mais sobre Windows 11 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados