Por dentro do MacBook Pro com teclado reformulado e chip Apple T2

Novo MacBook Pro de 13 polegadas tem pequenas mudanças por dentro; iFixit critica dificuldade de reparo

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O MacBook Pro ganhou uma atualização na semana passada, trazendo maiores capacidades de RAM e armazenamento, teclado reformulado que promete ser mais silencioso e processadores Intel Core de oitava geração. Como de costume, o iFixit já tratou de desmontar o notebook para descobrir o que há nele: uma bateria maior, um coprocessador Apple T2 e uma máquina bem complicada de consertar.

Quase não há mudanças no design do novo MacBook Pro de 13 polegadas, nem por fora, nem por dentro. Ele traz uma tela IPS com resolução de 2560×1600 pixels, quatro portas Thunderbolt (nada de USB-A) e parafusos proprietários fixando os componentes, além de várias peças, como processador, RAM e memória flash, soldadas à placa lógica, tornando um upgrade de hardware impraticável.

O teclado, que a Apple afirma ser mais silencioso, agora possui uma barreira fina de silicone em todas as teclas. Isso evita a entrada de resíduos, o que também pode ser uma resposta aos processos que a Apple levou recentemente: usuários reclamaram que o teclado para de funcionar devido ao acúmulo de poeira e acionaram a empresa na justiça.

A bateria está maior: ela tinha capacidade de 49,2 Wh no modelo anterior e era organizada em cinco células; por sua vez, o MacBook Pro de 2018 traz seis células e 58 Wh. O peso também aumentou: foi de 196,7 g para 232,7 g. Apesar disso, a Apple continua prometendo as mesmas 10 horas de duração — provavelmente devido ao aumento no consumo do processador, que agora é quad-core.

E há um coprocessador Apple T2, que foi visto no iMac Pro e ainda não havia sido lançado em um MacBook. A Apple não revela muitos detalhes, mas acredita-se que ele tenha um poder de processamento semelhante ao dos chips para iPhones e assuma inúmeras tarefas, como criptografar todos os dados na memória flash em tempo real (!) e controlar a webcam, o áudio, o sistema de resfriamento e o Touch ID. Ele é acompanhado de uma memória LPDDR4 de 1 GB, segundo o desmanche do iFixit.

O iFixit manteve as críticas sobre a dificuldade de reparo do MacBook Pro: ele possui teclado, bateria e alto-falantes colados, impossibilitando trocas individuais de peças defeituosas; e um sensor biométrico instalado junto ao Apple T2 e ao botão liga/desliga, o que pode exigir a troca de uma placa inteira em caso de um defeito simples. Por isso, o índice de reparabilidade (quanto maior, mais fácil de consertar), foi de apenas 1/10.

Você pode ver todos os detalhes das entranhas do novo MacBook Pro no iFixit.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados