Um MacBook Pro velho foi transformado em um DeX para o Galaxy S8

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

O DeX é um acessório da Samsung que permite conectar seu Galaxy S8 ou Note 8 a um teclado, mouse e monitor para transformá-lo em desktop. Ele não é muito portátil, então um usuário resolveu desmontar seu MacBook Pro velho de guerra para criar um dock com tudo integrado.

A bagunça

O modder em questão é (claro) um usuário do XDA Developers, chamado Kris Henriksen. Ele pegou um MacBook Pro de 2008 e substituiu alguns componentes para permitir que um Galaxy S8 pudesse ser conectado diretamente à carcaça do notebook — com direito a um troço pendurado do lado da tela.

Para isso, Henriksen abriu a máquina, trocou a controladora do LCD para que a tela exibisse a imagem do Galaxy S8; removeu alguns componentes desnecessários para liberar espaço; e modificou o teclado integrado para que ele fosse transformado em um teclado USB, compatível com o DeX.

Além disso, ele instalou uma ventoinha adicional para evitar superaquecimento e adicionou baterias para aumentar a autonomia. O resultado é uma máquina bem funcional (a única coisa que não funciona é o trackpad, então um mouse externo ainda é necessário), que permite navegar na internet, utilizar os apps de Android e jogar com um controle Bluetooth.

Será que um dock da Samsung em formato de notebook daria certo?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados