Matrix Resurrections estreia na HBO Max mas Brasil fica para depois
Matrix 4 se mantém como estreia apenas para os cinemas no Brasil, enquanto nos EUA os fãs também podem assistir na HBO Max ao mesmo tempo
Matrix 4 se mantém como estreia apenas para os cinemas no Brasil, enquanto nos EUA os fãs também podem assistir na HBO Max ao mesmo tempo
O filme Matrix Resurrections chegou aos cinemas nesta quarta-feira, 22 de dezembro, em todo o Brasil. Nos EUA este é o último filme que faz parte da grande programação da Warner de lançar todos os seus longas de 2021 nas telonas e também na HBO Max, no mesmo dia. A novidade, porém, continua não valendo para o nosso país – por aqui ele só desembarca no streaming no final de janeiro.
De acordo com a assessoria de HBO Max, há uma janela de 35 dias corridos entre a estreia do filme nos cinemas e sua chegada ao streaming. Ainda é uma janela bem pequena e muito menor do que estávamos acostumados há anos, mas ainda existe aí alguma espera.
Isso se deve a decisões de mercado e estratégias de lançamento por região, ainda que Warner ou HBO Max não tenham detalhado que estratégias são estas. Por conta disso o filme chega por aqui, via streaming, apenas em 26 de janeiro. Até lá é possível que ele ainda esteja em cartaz nos cinemas, já que a permanência de um filme deste porte costuma durar algum tempo.
A mesma janela de lançamento foi válida para outros grandes títulos, como Space Jam, Esquadrão Suicida e o recente Duna. Estes, por sua vez, já podem ser conferidos no HBO Max – basta ter uma assinatura ativa, é claro.
A decisão da Warner de publicar seus filmes no cinema e no HBO Max na gringa se deu por conta do avanço da pandemia da COVID-19 em diversas regiões. Mesmo com a vacinação, muitos cenários contribuíram para que o vírus se espalhasse de novo. Neste momento até mesmo apresentações teatrais na Broadway, nos EUA, estão sendo cancelada por conta da variante Omicron do vírus.
A Warner já disse, porém, que em 2022 seus grandes lançamentos estarão apenas nos cinemas e pouco tempo depois chegarão em plataformas digitais. Não se sabe se este plano deve mudar até lá, mas é possível que tudo se mantenha como o planejado.