Nintendo diz que não vai mais fabricar NES Classic e SNES Classic
NES e SNES Classic continuarão sendo vendidos nas Américas até fim dos estoques; Nintendo quer mais assinantes do Switch Online
NES e SNES Classic continuarão sendo vendidos nas Américas até fim dos estoques; Nintendo quer mais assinantes do Switch Online
A Nintendo inaugurou uma onda de consoles nostálgicos com o NES Classic, seguido pelo SNES Classic, vendendo milhões de unidades. Agora, a empresa diz que não fabricará mais nenhum dos dois: eles continuarão sendo vendidos até os estoques acabarem. Para jogos clássicos, ela recomenda assinar o serviço Switch Online.
Reggie Fils-Aimé, presidente da Nintendo of America, diz em entrevista ao Hollywood Reporter: “pelo menos do ponto de vista das Américas, esses produtos estarão disponíveis durante as festas de fim de ano e, uma vez esgotados, eles desaparecerão. E é isso”.
Ele afirma que, para jogar títulos clássicos da Nintendo, será necessário pagar pelo serviço Switch Online. A assinatura inclui uma lista crescente de jogos para NES, como Donkey Kong, Super Mario Bros. 3, The Legend of Zelda e Ninja Gaiden. Ela custa R$ 14,80 para acesso por 30 dias; há também um plano trimestral e anual.
“Vemos isso como a principal maneira de os consumidores vivenciarem esse conteúdo legado”, explica Fils-Aimé. O Switch (ainda) não oferece jogos do Super Nintendo; mesmo assim, o SNES Classic deixará de ser fabricado.
Em novembro, o executivo disse que um possível Nintendo 64 Classic “certamente não está no nosso horizonte de planejamento”, mas não descartou a ideia para o futuro. Ele também explicou que a Nintendo nunca planejou vender o NES Classic e SNES Classic de forma permanente: eles serviram apenas de ponte entre o Wii U e o Switch.
Vale lembrar que a Nintendo deixou de fabricar o NES Classic em abril de 2017, pouco após o lançamento global do Switch. Em junho de 2018, ele foi relançado. Ou seja, o console clássico pode retornar no futuro.
Com informações: Polygon.