Novo Chromecast tem app que remapeia botão Netflix no controle
O Google TV permite trocar o botão do YouTube no Novo Chromecast (para apps YouTube), já o da Netflix precisa de app terceiro
O Google TV permite trocar o botão do YouTube no Novo Chromecast (para apps YouTube), já o da Netflix precisa de app terceiro
O Google anunciou nesta quarta-feira (30) um novo Chromecast, que agora vem com controle remoto físico e com dois botões de atalho para serviços específicos: YouTube e Netflix. A boa notícia é que, diferente de fabricantes de TVs e set-top-boxes, este dongle permitirá a troca da função destes botões, sendo que um deles de forma nativa e o outro com um app terceiro.
O novo Chromecast é o maior avanço que o Google fez em seu gadget desde o lançamento. O produto sempre foi passivo, dependendo de um smartphone, caixa de som inteligente com Google Assistente, computador ou tablet para enviar o conteúdo, mas tudo mudou no novo Chromecast. Ele roda o Google TV, que é uma versão pouco diferente do Android TV e que funciona sozinho, só com ajuda de um controle remoto que tem microfone para buscas por voz, junto de botões físicos.
Dois deles contam com nomes impressos para abrir os apps do YouTube e da Netflix. Tudo bem que YouTube é o maior hub de vídeos que existe na internet e não custa um centavo para ser acessado, mas a Netflix não é tão única assim, depende de assinatura paga e sua concorrência pode ser acirrada em alguns países com players como Amazon Prime Video, Disney+, Apple TV+ e até o Globoplay.
A troca da função é simples, mas nativa apenas para o YouTube. Ao tocar e segurar o botão pressionado por alguns segundos, uma tela de seleção de YouTube é aberta. Nela o usuário pode escolher entre o app tradicional da plataforma de vídeos do Google, ou então abrir o YouTube TV (onde ele está disponível, como nos Estados Unidos), YouTube Kids e até o YouTube Music.
Já no botão da Netflix a troca não está no sistema do Google TV, mas sim em um app que já existe na Play Store e tem nome de Button Mapper. Nele o usuário pode trocar a função de qualquer botão, adicionando até duas funções extras para cada um, sendo a primeira no toque simples, a segunda no toque duplo e a terceira ao pressionar por mais tempo. Cada uma pode abrir um app diferente ou realizar uma ação específica, como capturar a tela ou silenciar a reprodução.
Com este app, você pode, por exemplo, manter a Netflix como app aberto no toque simples, adicionar o Prime Video ao tocar duas vezes e abrir o Globoplay no toque longo, ou então trocar para qualquer app que quiser em qualquer toque.
Com informações: Android Police.