OnePlus Buds é acusado de violar marca AirPods da Apple

De acordo com alfândega dos Estados Unidos, a apreensão dos OnePlus Buds não teria sido um engano, como muitos imaginavam

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
OnePlus Buds

Hoje, pela manhã, um tweet bem-humorado da fabricante chinesa OnePlus em resposta à alfândega dos Estados Unidos circulou pela web. A CBP (Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA) apreendeu 2 mil pares dos fones OnePlus Buds por supostamente serem “AirPods falsificados”, o que foi interpretado por muitos como um engano, em um primeiro momento. Mas parece que não houve, de fato, um erro – ou, ao menos, é isso que a agência norte-americana quer fazer parecer.

Em uma declaração ao The Verge, a alfândega afirma que os OnePlus Buds teriam violado a marca registrada da Apple – ainda que não houvesse nenhuma menção à empresa ou aos AirPods na embalagem dos produtos.

“A apreensão dos fones de ouvido em questão pela CBP não está relacionada às imagens ou ao idioma na caixa. Uma empresa não precisa colocar uma marca ou design ‘Apple’ em seus produtos para violar essas marcas.”, explicou um porta-voz da CBP.

Lado a lado, porém, é fácil perceber algumas diferenças entre os fones. A começar pelo estojo, que é redondo nos OnePlus Buds. Basta realizar uma pequena busca na Amazon para encontrar produtos bem mais parecidos (e que se enquadrariam facilmente no veredito dado à OnePlus).

OnePlus Buds vs Apple AirPods

One Plus Buds (esq.) e Apple AirPods (dir.)

O grande mistério, portanto, é o real motivo para que a CBP tenha investigado os OnePlus Buds tão a fundo – especialmente porque o visual dos AirPods já foi utilizado como inspiração para várias outras marcas, e a Apple não abriu nenhum processo contra a fabricante chinesa por conta dos fones de ouvido. Não se sabe se a alfândega irá tomar a mesma atitude com futuras remessas desse modelo – ou se, quando todos tiverem esquecido, a agência vai fingir que isso nunca aconteceu.

A CBP afirma ainda que a OnePlus poderá recorrer e fornecer evidências que refutem a análise. A empresa ainda não se manifestou sobre o assunto.

Com informações: The Verge e Android Police

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados