Panasonic cria aspirador para resgatar fones sem fio em estações de trem
Antes do aspirador da Panasonic, as estações de trem utilizavam uma espécie de mão mágica com garra na ponta que é pouco precisa
Antes do aspirador da Panasonic, as estações de trem utilizavam uma espécie de mão mágica com garra na ponta que é pouco precisa
A Panasonic firmou parceria com a East Japan Railway Co., conhecida como JR East e uma das grandes empresas que operam trens no Japão, para criar uma espécie de aspirador capaz de recuperar fones de ouvido sem fio perdidos. O projeto foi feito sob medida justamente pela quantidade generosa destes acessórios recuperados nas linhas.
Os fones de ouvido completamente sem fios são ótimos em muitos pontos, mas péssimos para usuários desastrados (como eu) ou quando você está com uma multidão e um dos lados cai no chão. Este é um problema para o Japão, especialmente grande para a JR East. A empresa diz que entre julho e setembro deste ano foram registrados 950 casos de fones caídos na linha do trem, em 78 estações de Tóquio – ou aproximadamente 10,5 casos por dia.
Este número resultou em uma parceria da empresa com a Panasonic para acelerar a recuperação destes fones. O fruto da união é um aspirador preso em uma vareta e com tubos que fazem a sucção do ar, junto do fone que está no meio do caminho. O acessório perdido não é sugado, ele fica preso na ponta destes tubos. O visual do produto lembra um aspirador de pó vertical, daqueles que são vendidos aqui no Brasil, só que mais fino.
A ideia é de ajudar o trabalho que tem o funcionário da estação, diminuindo o tempo necessário para o usuário ter o acessório novamente. A ferramenta utilizada até então é uma garra também presa em um bastão, mas os dentes dela são pouco precisos para recuperar fones de ouvido sem fios, que são sempre pequenos.
A primeira estação de trem do Japão com este aspirador da Panasonic é a de Ikebukuro, que fica na capital Tóquio. O teste foi feito com os AirPods Pro, mas certamente ele funciona também com outros fones ainda menores, como os Galaxy Buds+.