Samsung: SSD super-rápido com PCIe 5.0 lê até 13 GB de dados por segundo

SSDs PCIe 5.0 são até duas vezes mais rápidos e usam 30% a menos de energia em relação à geração passada, segundo a Samsung

Murilo Tunholi
Por

A Samsung anunciou seu primeiro SSD no padrão PCIe 5.0 voltado para servidores de empresas: o PM1743. Segundo a fabricante, essa nova geração do componente permite não só transferir aquivos com o dobro da velocidade, como também economizar energia, sendo 30% mais eficiente que os modelos anteriores.

Por ser um SSD de uso empresarial, o Samsung PM1743 não terá utilidade em computadores domésticos. A tecnologia PCIe 5.0 ainda está começando a chegar ao público geral, e deve demorar até aparecerem SSDs da nova geração com preços acessíveis no varejo. Por enquanto, até mesmo os drivers PCIe 4.0 estão caros, em especial no Brasil.

Os donos de empresas que quiserem colocar o PM1743 em seus servidores poderão esperar por velocidades muito altas de transferência de arquivos, assim como economia de energia. De acordo com a Samsung, os SSDs PCIe 5.0 são duas vezes mais rápidos e 30% mais eficientes que os modelos PCIe 4.0.

Para ser mais exato, o Samsung PM1743 promete velocidade de leitura e gravação de 13 GB/s e 7 GB/s, respectivamente. Enquanto isso, o Samsung 980 Pro, da geração passada, lê arquivos a até 7 GB/s e grava dados a até 5,1 GB/s.

A Samsung também garante que o PCIe 5.0 oferece uma taxa de transferência de 608 MB/s por watt. Essa economia de energia pode fazer a diferença no final do mês para empresas com servidores de alta capacidade ou que trabalham com volumes grandes de dados diariamente.

O Samsung PM1743 vai ficar disponível a partir do primeiro trimestre de 2022 em modelos de 2 TB a 16 TB de armazenamento. Como o SSD é voltado para empresas, a fabricante não revelou preços exatos. Outras informações devem ser apresentadas durante a CES 2022, em janeiro.

Adata também está produzindo SSDs PCIe 5.0

Protótipos da Adata de SSDs PCIe 5.0 (Imagem: Divulgação/Adata)

A Samsung não é a única fabricante de SSDs PCIe 5.0. A Adata também está produzindo drivers da nova geração, só que para uso doméstico e com velocidades superiores em relação ao Samsung PM1743. Intitulados de Project Nighthawk e Project Blackbird, esses SSDs deverão alcançar até 14 GB/s de leitura e 12 GB/s de gravação, e terão diversos tamanhos, até 8 TB.

Assim como a Samsung, a Adata vai mostrar mais detalhes sobre os SSDs PCIe 5.0 durante a CES 2022, em 5 de janeiro.

Com informações: The Verge, Samsung, XDA Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados