Shhh: 77% dos brasileiros odeiam quem fica falando na hora do streaming

Pesquisa da Roku aponta que a maioria dos brasileiros prefere fazer streaming de seus conteúdos favoritos pela televisão

Bruno Gall De Blasi
Por
Serviços de streaming não terão que pagar Condecine (Imagem: Glenn Carstens-Peters/Unsplash)

Assistir a um filme ou série com amigos ou família requer silêncio e concentração. É o que aponta uma pesquisa da Roku revelada nesta terça-feira (1º): 77% dos brasileiros não gostam de quem fica falando na hora do streaming. Além disso, sete em cada dez pessoas preferem reproduzir os seus conteúdos favoritos pela televisão.

Os dados partem do estudo “Hábitos de streaming dos brasileiros”. A pesquisa comemora os dois anos de chegada da empresa no Brasil. O levantamento foi feito pelo Instituto FSB de Pesquisa entre 29 de dezembro e 5 de janeiro em uma abordagem online que entrevistou 2 mil consumidores de 18 anos ou mais.

Os resultados mostram o comportamento do consumidor. Entre os questionamentos, está o tipo de pessoa mais irritante ao fazer o streaming acompanhado, sendo que 77% dos participantes apontaram que é aquele amigo ou parente que fica conversando durante a atração. 57% dos entrevistados, por outro lado, afirmaram que é a pessoa que fica chamando na hora da sessão.

Quem demora muito para escolher o que vai assistir incomoda 34% dos participantes. Situação é similar é destinada à pessoa que quer tomar as decisões sozinho: 34%. 

Não, o computador não é a opção favorita dos brasileiros para fazer streaming (Imagem Vlada Karpovich/Pexels)
Não, o computador não é a opção favorita dos brasileiros para fazer streaming (Imagem Vlada Karpovich/Pexels)

Brasileiros preferem fazer streaming pela televisão

O tamanho da tela é um dos fatores que mais pesam na hora de dar o play no streaming. Isto porque, ainda de acordo com a pesquisa, 75% optam pela televisão para assistir ao seu conteúdo favorito. Já o celular e o computador corresponderam à 17% e 15%, respectivamente, das respostas dadas à pesquisa feita pela Roku.

E de onde será que os brasileiros optam para fazer streaming? Pois bem, o conforto do lar é, sem dúvidas, o local preferido de boa parte dos participantes: sete em cada dez pessoas preferem assistir a um filme ou série em casa. Mas os brasileiros também já colocaram os seus conteúdos para tocar em outros lugares, como no trabalho, em uma aula, no banheiro, no hospital e até mesmo em uma festa.

49% dos brasileiros assistem a todos os episódios de uma série de uma vez só (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
49% dos brasileiros assistem a todos os episódios de uma série de uma vez só (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Quase metade dos brasileiros assiste tudo de uma vez só

O Brasil é um país dividido em relação à maratona de séries. O estudo aponta que 51% optam por ver um pouco a cada dia. O outro lado (49%) é composto por quem prefere ver tudo de uma vez só. Mas quando a pergunta é “se você já maratonou alguma série pelo menos uma vez”, a proporção é outra: 87% dos participantes responderam “sim”. 

A maioria dos brasileiros também quer que todos os episódios de uma série sejam disponibilizados de uma só vez. Além disso, a pesquisa destaca as plataformas mais utilizadas para streaming: Netflix, YouTube e Amazon Prime Video. Outros serviços, como o Spotify, Globoplay e Disney+, também aparecem entre os primeiros colocados.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados