A ordem dos filmes da franquia A Hora do Pesadelo

Formada por sequências, crossovers e remakes, a franquia de filmes tornou Freddy Krueger um dos vilões mais famosos da cultura pop

Paula Alves
Por
• Atualizado há 1 ano
A ordem dos filmes da franquia A Hora do Pesadelo / New Line Cinema / Divulgação
A Hora do Pesadelo (Imagem: Divulgação / New Line Cinema)

Um clássico do terror, a franquia de filmes A Hora do Pesadelo teve início na década de 80 e se tornou tão popular e rentável, que deu origem a outros diversos produtos de mídia, além de transformar o nome de Freddy Krueger em um ícone da cultura pop. Para quem tem vontade de maratonar os seus títulos, mas não sabe por onde começar, abaixo explicamos qual é a ordem e do que falam os filmes de A Hora do Pesadelo, e contamos em quais plataformas de streaming estão disponíveis.

Ao todo, a franquia A Hora do Pesadelo teve nove filmes. Seus sete primeiros títulos são histórias sequenciais, lançadas no cinema ao longo de dez anos. Já sua oitava produção, Freddy vs. Jason, é um crossover com a franquia de filmes Sexta-feira 13, e seu último longa-metragem, A Hora do Pesadelo, é um reboot do primeiro filme da saga, de 1984.

Confira abaixo a ordem dos filmes de A Hora do Pesadelo – também conhecidos como os filmes de Freddy Krueger -, e veja em quais plataformas de streaming eles estão disponíveis.

AnoFilmeDireçãoPlataforma de streaming
1984A Hora do PesadeloWes CravenHBO Max
1985A Hora do Pesadelo 2 – A Vingança de FreddyJack SholderHBO Max
1987A Hora do Pesadelo 3 – Os Guerreiros dos SonhosChuck RussellHBO Max
1988A Hora do Pesadelo 4 – O Mestre dos SonhosRenny HarlinHBO Max e NOW
1989A Hora do Pesadelo 5 – O Maior Horror de FreddyStephen HopkinsHBO Max e NOW
1991A Hora do Pesadelo 6 – A Morte de FreddyRachel TalalayHBO Max
1994O Novo Pesadelo de Freddy KruegerWes CravenHBO Max
2003Freddy vs. Jason (crossover)Ronny YuHBO Max
2010A Hora do Pesadelo (reboot)Samuel BayerHBO Max e NOW

A história de Freddy Krueger

Dirigido por Wes Craven, A Hora do Pesadelo (em inglês, A Nightmare on Elm Street), foi o primeiro filme da franquia a chegar nos cinemas, em 1984.

Longa-metragem de terror slasher, sua história gira em torno de um grupo de adolescentes que durante o sono são atacados por um homem de figura tenebrosa, que possui garras de aço no lugar dos braços. Ninguém menos do que o serial killer Freddy Krueger.

Krueger, que se tornou um dos vilões mais famosos da cultura pop, era um homem que, em vida, havia sequestrado e assassinado crianças, tendo sigo capturado e queimado vivo pelos moradores da Rua Elm. No momento de sua execução, porém, devido ao pedido que fez ao demônio dos sonhos, o criminoso pôde se transformar em um assassino de pesadelos, tendo a chance de matar adolescentes durante suas noites de sono conturbadas.

Tendo em seu elenco nomes como Robert Englund (Freddy Krueger), Heather Langenkamp (Nancy Thompson) e Johnny Depp (Glen Lantz), A Hora do Pesadelo foi um verdadeiro sucesso de crítica e público, dando origem a outros seis títulos sequenciais.

Até 1994, quando sua história original foi encerrada, Freddy Krueger aterrorizou como pôde a vida dos jovens da Rua Elm, chegando a possuir o corpo de um adolescente, causar dezenas de mortes e até mesmo se transportar para o mundo real, onde perseguiu Heather Langenkamp, a estrela do título original de 1984.

A série de TV de A Hora do Pesadelo

Além do sucesso nas telonas, A Hora do Pesadelo também teve seu momento de brilho na TV. Entre 1988 e 1990, foi lançada A Hora do Pesadelo – O Terror de Freddy Krueger, série antológica produzida por Gilbert Adler, que teve 2 temporadas de 44 episódios.

O programa, apresentado pelo próprio vilão dos filmes – aqui também interpretado por Robert Englund, que deu vida a Freddy Krueger de 1984 a 2003 -, mostrava histórias de terror variadas que haviam acontecido em Springwood, a cidade fictícia em que era ambientada a franquia. O título, inclusive, chegou a retratar os próprios crimes e a morte do serial killer, mostrados logo no primeiro episódio da série.

No Brasil, o show foi transmitido durante os anos 90 pelo SBT, mas atualmente não está disponível em nenhuma plataforma de streaming.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre A Hora do Pesadelo na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados