A ordem recomendada dos filmes da franquia Bourne

Com todos os títulos disponíveis em serviços de streaming, a franquia Bourne tem cinco filmes lançados, além de uma série de TV spin-off

Paula Alves
Por
• Atualizado há 1 ano
A ordem recomendada dos filmes da franquia Bourne / 	Universal Pictures / Divulgação
A Identidade Bourne (Imagem: Divulgação / Universal Pictures)

Série de filmes que tem como protagonista Jason Bourne – personagem criado pelo escritor Robert Ludlum, em 1980 – a franquia Bourne tem todos os seus filmes disponíveis na Netflix e Star+, além de outras plataformas de streaming. Uma chance e tanto para quem nunca assistiu aos títulos da série, finalmente conferir a sua história. Para facilitar e instigar essa maratona, abaixo você conhece um pouco da trama da franquia e qual é a ordem correta dos seus longa-metragens.

Com cinco filmes sequenciais lançados nos cinemas, a franquia Bourne se estendeu de 2002 a 2016 e teve apenas O Legado Bourne, quarto filme da série, não protagonizado por Jason Bourne (Matt Damon).

Apesar dessa ser uma produção que segue os passos de outro personagem (Jeremy Renner no papel de Aaron Cross), o longa-metragem traz importantes adições à história. E, em boa parte da trama, se passa paralelo ao seu filme anterior, O Ultimato Bourne – que teve sua continuação direta com Matt Damon contada no último filme da franquia, Jason Bourne.

Para tornar essa sequência mais clara, a tabela abaixo mostra a ordem correta dos filmes da franquia Bourne, que possuem sua linha cronológica e de lançamento iguais, ainda que, como dito, parte de seu terceiro e quarto filmes aconteçam em simultâneo.

FilmeAnoDireçãoStreaming
1. A Identidade Bourne2002Doug LimanNetflix, Star+, Globoplay e NOW
2. A Supremacia Bourne2004Paul GreengrassNetflix, Star+ e Globoplay
3. O Ultimato Bourne2007Paul GreengrassNetflix e Star+
4. O Legado Bourne (com Jeremy Renner)2012Tony GilroyNetflix, Star+ e Globoplay
5. Jason Bourne2016Paul GreengrassNetflix, Star+ e Globoplay

A história da franquia Bourne

Em A Identidade Bourne, primeiro filme da franquia, acompanhamos a história de um homem que, ao ser encontrado baleado no mar Mediterrâneo, não consegue ter memória alguma de seu passado. Uma situação que logo muda, no entanto, quando através de um chip implantado em seu quadril, ele começa a descobrir pistas daquela que seria a sua verdadeira identidade.

Além de tomar conhecimento de que se chama Jason Bourne e mora em Paris, ele também descobre que está sendo caçado por homens que o querem morto a qualquer custo. E que, mesmo sem saber como, é um perito em diversas habilidades de autodefesa, que o permitem escapar das mãos daqueles que o estão perseguindo.

Em busca de respostas sobre si mesmo e tentando sobreviver as constantes emboscadas, ao longo dos próximos filmes sequenciais (A Supremacia Bourne, O Ultimato Bourne e Jason Bourne), o personagem consegue desvendar ainda mais detalhes sobre sua vida, enquanto enfrenta inimigos perigosos, que tornam seu caminho cada vez mais complicado.

Vale ressaltar que além dessa saga principal, em O Legado Bourne, de 2014, também acompanhamos a história paralela de Aaron Cross (Jeremy Renner), um agente de um programa especial do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que vive uma trama entrelaçada a de O Ultimato Bourne.

O filme sem Matt Damon, na verdade, acabou sendo feito porque o ator preferiu não retornar para a franquia sem a presença do diretor Paul Greengrass, o que abriu espaço para que Jeremy – famoso por seu papel de Gavião Arqueiro nos filmes da Marvel -, pudesse ter contada sua trama ramificada.

Treadstone: o spin-off

Além de toda sua série cinematográfica, a franquia Bourne foi parar também na TV. Em 2019, uma série prequel da trama foi criada e co-produzida por Tim Kring (Heroes) para o canal por assinatura USA Network.

Chamada de Treadstone, sua história gira em torno do programa fictício de mesmo nome que lida com operações secretas da CIA. Divisão essa que trabalha apenas com agentes que são verdadeiras máquinas de matar, devido a um tratamento de modificação comportamental ao qual foram submetidos e que os permite serem assassinos sem moral e escrúpulos.

Cancelada após sua primeira temporada, seus 10 episódios podem ser assistidos no Amazon Prime Video.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Bourne na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Canal Exclusivo

Relacionados