A ordem dos filmes da franquia Planeta dos Macacos

Entenda as divisões da franquia Planeta dos Macacos e veja em quais plataformas de streaming seus títulos estão disponíveis

Paula Alves
Por
• Atualizado há 1 ano
A ordem dos filmes da franquia Planeta dos Macacos / 20th Century Fox / Divulgação
Planeta dos Macacos (Imagem: Divulgação / 20th Century Fox)

Baseado em um romance francês, Planeta dos Macacos, primeiro longa-metragem da franquia de mesmo nome, chegou aos cinemas em 1968. Desde então, mais oito filmes da série já foram lançados, entre sequências, remakes e reboots da trama. Para quem está pensando em maratonar os títulos, mas não sabe por onde começar e nem como funcionam suas divisões, explicamos abaixo a ordem da franquia Planeta dos Macacos e em quais serviços de streaming suas produções estão disponíveis.

A franquia Planeta dos Macacos possui ao todo nove filmes, divididos em uma série principal de cinco longa-metragens, um remake único de 2001 e uma trilogia reboot iniciada em 2011. A ordem de lançamento dos nove filmes está disposta na tabela abaixo, que contém também as plataformas de streaming em que cada um deles está disponível:

FilmeAnoDireçãoStreaming
1. Planeta dos Macacos1968Franklin J. SchaffnerStar+ e Oldflix
2. De Volta ao Planeta dos Macacos1970Ted PostStar+ e Oldflix
3. Fuga do Planeta dos Macacos1971Don TaylorStar+ e Oldflix
4. A Conquista do Planeta dos Macacos1972J. Lee ThompsonStar+ e Oldflix
5. Batalha do Planeta dos Macacos1973J. Lee ThompsonStar+
6. Planeta dos Macacos2001Tim BurtonStar+
7. Planeta dos Macacos: A Origem2011Rupert WyattStar+
8. Planeta dos Macacos: O Confronto2014Matt ReevesStar+
9. Planeta dos Macacos: A Guerra2017Matt ReevesStar+

A história e as divisões da franquia

O primeiro filme da franquia Planeta dos Macacos acompanha um astronauta e sua tripulação, quando eles acordam após anos de hibernação e se veem perdidos em um planeta dominado por macacos falantes e inteligentes. Nesse lugar, humanos agem como animais selvagens, não possuem a habilidade da fala e são escravizados pelos macacos, que construíram sua própria sociedade.

Com cenas inesquecíveis, que tornaram o filme um dos mais importantes para a história do cinema, a trama ganhou ainda mais quatro continuações, lançadas todas ao longo da década de 70. Essa série original é composta pelos seguintes filmes:

  • Planeta dos Macacos (1968)
  • De Volta ao Planeta dos Macacos (1970)
  • Fuga do Planeta dos Macacos (1971)
  • A Conquista do Planeta dos Macacos (1972)
  • Batalha do Planeta dos Macacos (1973)

Em 2001, o diretor Tim Burton lançou um remake do filme original da franquia, de 1968. Também chamado de Planeta dos Macacos, ele foi estrelado por Mark Wahlberg, contando ainda com Helena Bonham Carter no elenco.

Finalmente, em 2011, deus-se início a uma nova série de filmes da franquia. Iniciada com Planeta dos Macacos: A Origem, a série era um reboot da trama, que ignorava os filmes até então lançado e se centrava na origem de toda a história. Timeline essa que contou com três filmes:

  • Planeta dos Macacos: A Origem (2011)
  • Planeta dos Macacos: O Confronto (2014)
  • Planeta dos Macacos: A Guerra (2017)

Planeta dos Macacos na TV

O sucesso de Planeta dos Macacos durante os anos 70 foi tão estrondoso que, além do cinema, a franquia foi parar também na TV. Em 1974 foi lançada na CBS a série em live-action Planet of the Apes, que contava com o ator Roddy McDowall, também presente no filme original de 1968, em seu elenco. No Brasil, seus 14 episódios estão atualmente disponíveis na plataforma Oldflix.

Além dela, em 1975, foi também lançada na TV a produção De Volta ao Planeta dos Macacos, desenho animado que contou com apenas 13 episódios, dirigidos e co-produzidos por Doug Wildey (Jonny Quest).

Novos projetos

Se engana, porém, quem pensa que a franquia Planeta dos Macacos não está de olho em novos projetos. A 20th Century Studios já está trabalhando em mais um filme do universo, que contará com a direção de Wes Ball (Maze Runner) e tem previsão de estreia para 2023 ou 2024.

Apesar de detalhes sobre o seu roteiro ou que tipo de ligação o longa-metragem terá com os filmes anteriores ainda não terem sido revelados, já se sabe que o título terá roteiro assinado por Josh Friedman (Exterminador do Futuro: Destino Sombrio).

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Planeta dos Macacos na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados