A ordem para assistir aos filmes da franquia O Exterminador do Futuro

A fim de maratonar a franquia, mas sem saber em qual sequência assistir? Veja a ordem de lançamento e cronológica de O Exterminador do Futuro

Paula Alves
Por
• Atualizado há 1 ano
A ordem para assistir aos filmes da franquia O Exterminador do Futuro / Prime Video / Divulgação
O Exterminador do Futuro (Imagem: Divulgação / Prime Video)

Uma das franquias de ficção científica e ação mais clássicas do cinema, O Exterminador do Futuro continua a conquistar novas gerações de fãs, que têm descoberto os filmes mais antigos da série por meio das plataformas de streaming. Se você está pensando em maratonar a franquia, explicamos aqui qual é a ordem de lançamento e cronológica dos filmes de O Exterminador do Futuro e em quais serviços é possível assistir às produções.

Atualmente, a franquia O Exterminador do Futuro conta com seis filmes, todos disponíveis em plataformas de streaming. A tabela abaixo mostra a ordem em que estrearam nos cinemas e os links para os catálogos em que estão disponíveis.

AnoFilmeDireçãoPlataformas de streaming
1984O Exterminador do FuturoJames CameronPrime Video e Telecine
1991O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento FinalJames CameronNetflix
2003O Exterminador do Futuro 3 – A Rebelião das MáquinasJonathan MostowStarzplay
2009O Exterminador do Futuro: A SalvaçãoMcG (Joseph McGinty Nichol)Star+ e NOW
2015O Exterminador do Futuro: GênesisAlan TaylorNetflix, Prime Video, Telecine e HBO Max
2019O Exterminador do Futuro: Destino SombrioTim MillerStar+

Ordem cronológica e desenvolvimento da franquia O Exterminador do Futuro

Lançado em 1984, o primeiro título da saga O Exterminador do Futuro foi um marco entre os filmes de ficção científica, tornando, inclusive, o nome do diretor James Cameron popular em Hollywood.

Ambientado em 2029, sua história se passa em uma realidade em que a luta entre as máquinas e os seres humanos atingiu seu clímax e a inteligência artificia Skynet está prestes a ser destruída pelos sobreviventes humanos, liderados por John Connor. Devido a isso, um ciborgue que é uma verdadeira máquina de guerra é enviado para 1984, tendo como objetivo matar a mãe de John e assim mudar o futuro do conflito.

Devido ao seu sucesso de crítica e público, o longa-metragem estrelado por Arnold Schwarzenegger, Michael Biehn e Linda Hamilton ganhou duas sequências diretas, que formaram o que hoje conhecemos como a trilogia original da franquia.

  • O Exterminador do Futuro
  • O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final
  • O Exterminador do Futuro 3 – A Rebelião das Máquinas

Alguns anos depois, em 2009, foi a vez de O Exterminador do Futuro: A Salvação chegar aos cinemas. Sequência pós-apocalíptica da trilogia original, ele é ambientado em 2018, quando as máquinas e os serem humanos já estão em um intenso conflito.

Único filme da série sem Arnold Schwarzenegger, ele é estrelado por Christian Bale e Sam Worthington, e deu origem a um jogo de videogame homônimo e uma série de animação – prequel do game e que se passa entre O Exterminador do Futuro 3 – A Rebelião das Máquinas e O Exterminador do Futuro: A Salvação.

À parte dos quatro filmes lançados até então, em 2015 foi a vez de estrear nas telonas O Exterminador do Futuro: Gênesis, um reboot do filme de 1984. Ainda que sua premissa seja a mesma do título original, o filme tem um desenvolvimento diferente de O Exterminador do Futuro e ignora todas as outras sequências que vieram depois dele.

Contando com Jason Clarke e Emilia Clarke em seu elenco, ele trouxe novamente Arnold Schwarzenegger para a franquia. Novidade que não foi suficiente para agradar os fãs, já que o filme foi um fracasso de bilheteria e fez com que a ideia de reboot fosse deixada de lado.

Por fim, em 2019, em uma última tentativa de reavivar a série e dar início a uma segunda trilogia, foi lançado O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio. O título, além de ser uma continuação alternativa para os filmes O Exterminador do Futuro e O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final, é considerado pelos próprios criadores como parte da nova trilogia canônica da franquia, desconsiderando todos os filmes que vieram depois do de 1991.

  • O Exterminador do Futuro
  • O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final
  • O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio

Também um fracasso comercial, ele não ganhou continuações, encerrando, ao menos até segunda ordem, a série de O Exterminador do Futuro nos cinemas.

A série de TV de Sarah Connor

Ao longo dos anos, a história de O Exterminador do Futuro se tornou tão popular, que para além do cinema, sua história chegou também na TV. Em 2008, a FOX estreou a série O Exterminador do Futuro: As Crônicas de Sarah Connor, uma produção que se passava logo após os acontecimentos de O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final e acompanhava Sarah, ao lado de seu filho John, de dezesseis anos, enfrentando sozinhos os perigos do mundo em que viviam.

Interpretados pelos atores Lena Headey e Thomas Dekker, Sarah e John tiveram suas aventuras retratadas durante duas temporadas, em um total de 31 episódios que tiveram avaliações em sua maioria positivas da crítica.

Atualmente, porém, a série não está disponível em nenhuma plataforma de streaming.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre O Exterminador do Futuro na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados