Início / TB Responde / Cultura /

A ordem dos filmes da franquia Alien

Lançada em 1979, Alien teve sequências, crossovers e prequels em sua franquia; veja a ordem de lançamento e cronológica dos filmes

Paula Alves

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Uma das mais famosas obras de ficção científica do cinema, a franquia Alien teve ao todo oito filmes lançados, com tramas que variaram entre sequências, prequels e derivados com outras séries. Pensando em quem deseja maratonar os seus títulos, mas não sabe por onde começar, expliquei abaixo a ordem de lançamento dos filmes da franquia Alien e a cronologia de sua história, trazendo ainda os links dos títulos na plataforma de streaming Star+. Confira e corra dar o play!

A ordem dos filmes da franquia Alien / Star+ / Divulgação
Alien, o Oitavo Passageiro (Imagem: Divulgação / Star+)

O primeiro filme da franquia, Alien, o Oitavo Passageiro chegou aos cinemas em 1979 e, além de se tornar um grande sucesso de bilheteria, foi o pontapé inicial para que seu universo se tornasse uma grande inspiração pop, dando origem a outros produtos, como jogos de videogames e quadrinhos.

A ele se somaram mais três sequências da história, formando o que hoje conhecemos coimo sua trama principal. Pouco tempo depois, nos anos 2000, a franquia foi revivida com dois derivados (crossovers com a franquia O Predrador), e, nos anos 2010, sob a direção de Ridley Scott, ganhou ainda dois prequels, com histórias que se passavam décadas antes do título de 1979.

Para que toda essa sequência fique ainda mais clara, na tabela abaixo organizei os filmes da franquia Alien por ordem de lançamento, trazendo também o ano e o diretor de cada título e seu link para o Star+, a plataforma de streaming em que todos os seus longas estão disponíveis.

FilmeAnoDireçãoStreamings
1. Alien, o Oitavo Passageiro1979Ridley ScottStar+
2. Aliens, O Resgate1986James CameronStar+
3. Alien 31992David FincherStar+
4. Alien – A Ressurreição1997Jean-Pierre JeunetStar+
5. Alien vs. Predador2004Paul W. S. AndersonStar+
6. Alien vs. Predador 22007Irmãos StrauseStar+
7. Prometheus2012Ridley ScottStar+
8. Alien: Covenant2017Ridley ScottStar+

A história e a cronologia da franquia Alien

Alien, o Oitavo Passageiro conta a história de uma nave espacial que, em seu caminho de volta para à Terra, acaba parando em um asteroide que está emitindo estranhos sinais. No local, um dos tripulantes é atacado por uma criatura alienígena e, ainda que a ameaça pareça ter sido contida, um dos seres se infiltra na nave, causando pânico e destruição por onde passa.

No centro de toda a narrativa está a subtenente Ripley (no longa interpretrada por Sigourney Weaver), um dos membros da embarcação. Grande heroína da trama, ela é a protagonista desta produção e de suas três continuações – o chamado arco original da história, encerrado em 1997.

A essa história – que mesmo finalizada, nunca morreu de fato para os diretores Ridley Scott e James Cameron, que acalentavam a ideia de gravar um prequel sobre o surgimento da raça alienígena – se juntaram ainda outros dois títulos: Prometheus e Alien: Covenan. Filmes de origem de Alien, que se passam em 2093 e 2104, respectivamente.

Na cronologia da história, portanto, os filmes de Alien estão dispostos na seguinte ordem:

  • Prometheus (Ridley Scott, 2021)
  • Alien: Covenant (Ridley Scott, 2017)
  • Alien, o Oitavo Passageiro (Ridley Scott, 1979)
  • Aliens, O Resgate (James Cameron, 1986)
  • Alien 3 (David Fincher, 1992)
  • Alien – A Ressurreição (Jean-Pierre Jeunet, 1997)

Por fim, e à parte dessa linha temporal, foram lançados ainda dois filmes derivados da franquia, que aproveitaram seu sucesso e a popularidade da série O Predador para formar uma história de crossover entre esses dois universos.

Em Alien vs. Predator e Alien vs. Predador 2, filmes que constituem sequências diretas, a história é ambientada na Antártica e acompanha um grupo de exploradores e cientistas que exploram uma pirâmide misteriosa, na qual são descobertas duas raças alienígenas que estão em guerra.

  • Alien vs. Predador (Paul W. S. Anderson, 2004)
  • Alien vs. Predador 2 (Irmãos Strause, 2007)
A ordem dos filmes da franquia Alien / Star+ / Divulgação
Alien, o Oitavo Passageiro (Imagem: Divulgação / Star+)

A série de Alien no canal FX

Fãs da franquia que acreditam, porém, que a série Alien foi encerrada de vez poderão matar sua saudade muito em breve. Isso porque, uma série de TV sobre esse universo, prevista para 2023, irá ao ar pelo canal de pago de TV FX.

Diferente da maioria dos longa-metragens, a produção se passará na Terra e será ambientada antes de todos os títulos que já foram lançados, o que promete trazer ainda mais respostas sobre os acontecimentos que vimos ao longo das produções.

Tendo como showrunner Noah Hawley, criador das séries Legion e Fargo, já se sabe também que a série de TV não contará com Ripley, assim como nenhum outro personagem conhecido do público.