Smart Compose chega ao Gmail em português

Neste primeiro momento, apenas usuários no computador receberão a ferramenta

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Google começou a liberar o Smart Compose em quatro novos idiomas a partir de hoje (9), sendo que um deles é o português. Com ajuda de inteligência artificial, o recurso auxilia o usuário na hora de escrever um e-mail, propondo palavras que encaixam bem com o assunto que está sendo escrito.

O Smart Compose foi anunciado durante o Google Cloud Next deste ano, que aconteceu em julho no estado americano da Califórnia, como uma forma de acelerar a digitação de um e-mail com o uso de inteligência artificial – a mesma que já está presente em vários produtos do gigante das buscas, como o Fotos e o Maps. A ferramenta sugere expressões e palavras que encaixam com a frase enquanto o usuário digita o começo dela.

As sugestões aparecem em cor cinza claro e o usuário precisa pressionar a tecla TAB para aceitá-las. A inteligência artificial é utilizada para analisar as palavras e melhorar as propostas, deixando os pitacos mais genéricos de lado para palpites mais coerentes. Ela leva em conta conversas anteriores com o mesmo destinatário e o contexto do papo, para elaborar o restante da conversa que ainda não está escrita.

O Smart Compose em português chegará para todos os usuários do Gmail nos próximos meses e, por enquanto, não estará disponível para a versão do cliente de e-mail do Google que roda em smartphones Android e iOS. Além do nosso idioma, outros três também chegarão para todos e são espanhol, francês e italiano.

Usuários do G Suite, que é o pacote de apps do Google para empresas, também receberão a novidade e ela estará presente dentro do Docs e também do Drive.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados