Sony revela jogos de PS4 que não poderão rodar no PS5

Sony revela quais jogos de PS4 não serão compatíveis com o PS5 e dá outras dicas de como retrocompatibilidade vai funcionar

Felipe Vinha
• Atualizado há 2 anos e 10 meses
Sony revela jogos de PS4 que não poderão rodar no PS5 / Divulgação / Sony
Apenas alguns jogos de PS4 não funcionarão no PS5 (Imagem: Sony)

A Sony quebrou o silêncio e revelou detalhes da retrocompatibilidade do PS5 em relação a jogos de PS4. Segundo a página oficial da empresa, mais de 4 mil títulos antigos serão jogáveis no novo console. Os incompatíveis trarão um selo, na PlayStation Store, informando que funcionam apenas no PS4.

A Sony também destacou alguns pontos importantes, como o fato de que nem todos os jogos de PS4 terão melhorias gráficas no PS5, usando o chamado “Game Boost”, que vai melhorar taxa de quadros e outros pequenos detalhes.

Além disso, algumas funcionalidades presentes em jogos de PS4 podem não funcionar no PS5. E outros jogos podem ter “comportamentos inesperados” ao rodar no novo console da Sony – ainda que a empresa não tenha detalhado como.

A empresa recomenda ainda usar o DualShock 4 quando jogar games de PS4. O controle funcionará no PS5, mas apenas para jogos da antiga plataforma. PS Move, PS VR e Aim Controller continuarão funcionando normalmente.

Jogo de PS4 no PS5

Segundo a empresa, apenas os seguintes games serão incompatíveis com o PS5:

  • DWVR
  • Afro Samurai 2 Revenge of Kuma Volume One
  • TT Isle of Man – Ride on the Edge 2
  • Just Deal With It!
  • Shadow Complex Remastered
  • Robinson: The Journey
  • We Sing
  • Hitman Go: Definitive Edition
  • Shadwen
  • Joe’s Diner

A lista de títulos incompatíveis, por ora, é definitiva. A Sony não deu indicações de que ela pode aumentar no futuro. Nenhum game de “primeira linha” ou da própria Sony deve ter problemas para ser executado.

Por fim, a retrocompatibilidade dos mais de 4 mil jogos funcionará em versão digital e também em disco. É possível que os jogadores tenham que baixar uma atualização para jogar, mas nada diferente do já esperado.

A Sony também recomenda que os usuários mantenham seu PS5 atualizado na última versão do sistema, sempre, o que deve incrementar a qualidade da retrocompatibilidade com títulos já existentes.

Com informações: Sony.

Relacionados

Escrito por

Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.