DualShock 4 ou DualSense; qual é a diferença? [Controle do PS5]

O novo controle do PS5 traz diversas novidades em relação a seu antecessor, o DualShock 4, lançado junto com o PS4 no mercado

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 6 dias
DualShock 4 ou DualSense; qual é a diferença?

O DualSense, controle do PS5, tem várias diferenças em relação ao DualShock 4, controle do PS4. Os dois, claro, têm funcionamentos e compatibilidades distintas, mas até que ponto? Saiba mais sobre as diferenças entre os dois e entenda as novidades do acessório da Sony.

Controle do PS5

O DualSense foi a primeira peça do PS5 a ser revelada ao mundo, antes mesmo de o console se mostrado pela Sony. Em abril de 2020 a empresa apresentou seu controle ao mundo, novamente sem fio e com um nome que fugia, até então, do padrão “DualShock”, que vinha desde o PSOne.

Em sua apresentação inicial vimos apenas o visual, sem detalhes da funcionalidade e outras pequenas informações, que viriam apenas meses depois, juntamente com outras revelações do próprio PS5.

Design

Os dois controles possuem design bem distintos.

O DualShock 4 segue o visual um pouco mais tradicional, bem próximo do que DualShock 2 e 3 foram.

Já o DualSense expande o conceito: seu design é mais arqueado e o corpo um pouco maior. Os botões tradicionais continuam os mesmos, apenas com acabamento diferente.

DualShock 4 ou DualSense; qual é a diferença? Controle do PS5

O painel sensível ao toque, que fez sua estreia no DualShock 4, foi mantido no DualSense, mas parece ter recebido maior espaço e funções expandidas. Botões Options e Share também parecem marcar presença no DualSense, mas sem nomes, apenas com ícones representativos.

Outras pequenas mudanças no design estão presentes, como o botão PS que agora é a logo em alto-relevo.

Funções

O funcionamento básico dos dois controles será o mesmo, servindo para comandar os diversos jogos que estão disponíveis no PS4, no caso do DualShock 4, e que serão lançados para o PS5, no caso do DualSense.

DualShock 4 ou DualSense; qual é a diferença? Controle do PS5

Funções básicas seguem o mesmo parâmetro. O painel sensível ao toque deve ser pressionável. A luz que o controle emite, que agora é frontal no DualSense, muda de cor de acordo com a necessidade dentro de algum jogo.

Compatibilidade

A Sony já confirmou que o DualShock 4 será compatível com o PS5, mas apenas para jogos de PS4. Games do próprio PS5 exigirão o novo joystick.

Já o DualSense, porém, é compatível apenas com o PS5 e seus jogos. Ele também pode ser usado em computadores, via conexão Bluetooth.

Novidades imperdíveis

Talvez a principal novidade do DualSense esteja em seus gatilhos hápticos, que são capazes de fornecer um feedback físico e tátil ao jogador. Se uma tarefa estiver mais difícil, os gatilhos podem endurecer. Se estiver mais fácil, fica mais leve. Só para citar alguns exemplos.

DualShock 4 ou DualSense; qual é a diferença? Controle do PS5

Outra tecnologia que o DualSense deve apresentar é a capacidade de sentir sopros do jogador, por meio de um microfone embutido. Não se sabe como jogos usarão as duas funções, mas elas são inéditas em relação a controles da Sony.

Preço

O DualSense, no Brasil, é vendido por R$ 499 e está disponível apenas na cor branca, com detalhes pretos.

Já o DualShock 4, por ter mais tempo no mercado, oferece diversas cores e modelos no mercado. Seu preço padrão é de R$ 299.

Conclusão: controle do PS5 X PS4

Com toda a certeza o DualSense representa uma enorme evolução em relação ao DualShock 4, em especial por conta de seus gatilhos hápticos. Porém, o DualShock 4 também é um controle robusto e bem construído – não gerou reclamações por parte dos jogadores durante toda a geração do PS4.

DualShock 4 ou DualSense; qual é a diferença?

Resta saber como o novo joystick será implementado nos mais diversos jogos que o PS5 receberá.

Com informações: PS Blog

Receba mais sobre DualShock na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados