Chegamos a dezembro e, como virou tradição nesta época, o Spotify revelou o que foi mais popular entre usuários desde janeiro. O serviço de streaming apresentou listas com artistas, álbuns, músicas e podcasts mais ouvidos no Brasil e no mundo em 2020. A plataforma divulgou ainda algumas tendências que observou neste ano.
No Brasil, as listas foram dominadas por nomes do sertanejo. A artista mais ouvida entre os usuários do Spotify no país foi Marília Mendonça. Ela foi seguida por Henrique & Juliano, que, com Liberdade Provisória, tiveram a música mais ouvida por usuários brasileiros e por, Gusttavo Lima, que, com O Embaixador in Cariri, teve o álbum mais ouvido do ano.
O mais ouvido do mundo no Spotify foi Bad Bunny, que, entre janeiro e novembro, teve 8,3 bilhões de reproduções em suas músicas. O rapper também teve o álbum mais ouvido do mundo na plataforma. Lançado em fevereiro, YHLQMDLG teve mais de 3,3 bilhões de reproduções em todo o mundo.
Entre as mulheres, Billie Eilish foi pelo segundo ano consecutivo a cantora mais ouvida do mundo no Spotify. Na lista de músicas mais ouvidas do mundo, o título ficou com Blinding Lights, de The Weeknd, com 1,6 bilhão de reproduções. Com 1,9 milhão de podcasts disponíveis, o serviço de streaming também indicou que The Joe Rogan Experience foi o mais popular de 2020.
Artistas mais ouvidos do Brasil em 2020
Marília Mendonça
Henrique & Juliano
Gusttavo Lima
Zé Neto & Cristiano
Jorge & Mateus
Os Barões Da Pisadinha
Anitta
Matheus & Kauan
Alok
Maiara & Maraisa
Homens mais ouvidos do Brasil em 2020
Henrique & Juliano
Gusttavo Lima
Zé Neto & Cristiano
Jorge & Mateus
Os Barões Da Pisadinha
Matheus & Kauan
Alok
Dilsinho
Wesley Safadão
MC Kevin o Chris
Mulheres mais ouvidas do Brasil em 2020
Marília Mendonça
Anitta
Maiara & Maraisa
Luísa Sonza
Dua Lipa
Ludmilla
ANAVITÓRIA
Ariana Grande
Lady Gaga
Billie Eilish
Músicas mais ouvidas do Brasil em 2020
Liberdade Provisória – Henrique & Juliano
A Gente Fez Amor – Ao Vivo – Gusttavo Lima
Graveto – Ao Vivo – Marília Mendonça
Volta por Baixo (Ao Vivo) – Henrique & Juliano
S de Saudade – Luíza & Maurílio, Zé Neto & Cristiano
death bed (coffee for your head) – Powfu, beabadoobee
Falling – Trevor Daniel
Someone You Loved – Lewis Capaldi
Podcasts mais ouvidos do mundo em 2020
The Joe Rogan Experience
TED Talks Daily
The Daily
The Michelle Obama Podcast
Call Her Daddy
NPR News Now
Crime Junkie
Stuff You Should Know
Gemischtes Hack
The Journal
Tendências no Spotify em 2020
O Spotify apresentou outros dados que chamaram a atenção em 2020, ano marcado pela pandemia do novo coronavírus. Um deles está relacionado à adoção em massa do home office: as playlists com músicas para trabalhar de casa tiveram alta de 1.400% entre abril e maio. Além disso, os podcasts sobre bem-estar cresceram 180% de janeiro a novembro.
O ano também será lembrado pelas manifestaçõies após mortes de pessoas negras por conta da violência policial. A playlist Black Lives Matter, do Spotify, teve 64 milhões de reproduções. A plataforma também registrou 65 mil playlists com título Black Lives Matter ou BLM.
O serviço também apontou hábitos que os usuários tiveram neste ano. Um deles aponta para uma alta de 55% no uso a partir de consoles, entre janeiro e novembro. No mesmo período, houve um crescimento no interesse por podcasts, principalmente de pessoas entre 18 e 24 anos. Segundo a plataforma, o horário mais popular para ouvir os programas é entre 6h e 9h da manhã.
Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.