Steam Cloud Play entra em beta com suporte ao GeForce Now
Mesmo usando o Nvidia GeForce Now como carona para rodar os games, o Steam pretende ter seus próprios servidores no futuro
Mesmo usando o Nvidia GeForce Now como carona para rodar os games, o Steam pretende ter seus próprios servidores no futuro
O Steam Cloud Play, forma da loja virtual de games entrar no mundo do streaming de games, entrou sorrateiramente em sua fase inicial de testes. Inicialmente o serviço utiliza o GeForce Now para que os títulos rodem no servidor com imagem aparecendo na tela do jogador.
Antes de mais nada, é preciso deixar claro que o Steam Cloud Play não é um concorrente direto de outros como Google Stadia e xCloud, da Microsoft. A ideia por aqui é de utilizar uma plataforma de games e que neste caso é o GeForce Now, para rodar títulos que estão na biblioteca do usuário no Steam.
Neste primeiro momento são poucos jogos que podem ser jogados diretamente da nuvem e a decisão de rodar lá ou não depende do desenvolvedor, que precisa ter os saves e dados do título em servidores da Valve ou em seus próprios datacenters; se não estiver em nenhum dos lados e o desenvolvedor ativar o Steam Cloud Play, o jogador perderá o progresso salvo. A Valve, empresa dona do Steam, também afirma que nada muda para a receita gerada pela venda de jogos que podem ser jogados no Cloud Play.
“É semelhante à maneira como os jogadores jogam seus games da biblioteca do Steam pelo Steam Remote Play ou em um outro computador”, diz a empresa em nota. Isso significa que mesmo pela nuvem, o game só rodará em uma tela e não em várias. Além do GeForce Now, a Valve pretende adicionar outras plataformas e até mesmo criar seus próprios servidores no futuro para não depender de outras empresas.
Já que o GeForce Now é utilizado para iniciar os jogos, o Steam Cloud Play depende da disponibilidade do serviço da Nvidia. Atualmente a lista de países conta com mais de 80 nomes da América do Norte, Europa e Ásia, sem o Brasil em nem mesmo em um puxadinho.
Com informações: Steam e Venture Beat.
Leia | O que é o GeForce Now?