Twitter terá botão para esconder respostas de tweets

Recurso do Twitter estava sendo testado nos últimos meses e começará a ser liberado para usuários

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Twitter / Ocultar respostas

O botão do Twitter que esconde respostas feitas a um determinado tweet está deixando a fase restrita de testes para ser liberado para mais usuários. O objetivo é dar mais controle às conversas na rede social, uma vez que “respostas distrativas, irrelevantes e ofensivas podem prejudicar as discussões que as pessoas querem ter”, segundo o Twitter.

O recurso estava sendo testado com um grupo de usuários desde fevereiro e inclui uma nova opção no menu de tweet: além dos itens silenciar, bloquear e denunciar tweet, haverá um “Esconder resposta”, que faz a mensagem sumir do fio. Outros usuários verão, no canto inferior direito do tweet, uma indicação de que algumas respostas foram ocultadas.

Esconder uma resposta pode ser uma forma de tornar a conversa menos tóxica, ou também de tornar menos visível um ponto de vista contrário ao tweet original. Quando for implantado em larga escala, o recurso poderá estar no centro das polêmicas do Twitter, principalmente em épocas de eleições — e, em 2020, teremos eleições municipais no Brasil e presidenciais nos Estados Unidos.

Twitter / Ocultar respostas

“Qualquer pessoa no mundo poderá ver e interagir com as respostas ocultas tocando no ícone cinza que será exibido. Queremos ser claros e transparentes quando alguém tiver tomado a decisão de esconder uma resposta e analisaremos como esse recurso dará mais controle aos autores sem comprometer a transparência e abertura que são essenciais para tornar o Twitter tão poderoso”, diz a empresa.

O novo botão será liberado para os usuários do Twitter no Canadá a partir da semana que vem. A rede social ainda não divulgou quando lançará o recurso em outros países.

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados